quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Planejamento Estratégico Pessoal

Um novo ano se inicia... Um novo capítulo de nossa história está começando a ser escrito página por página, dia após dia. Muitos aproveitam esta época de virada para fazermos um balanço do que vivemos no ano anterior. Dessa pequena volta ao passado recente começamos a traçar os caminhos que seguiremos no decorrer do ano que desponta.

Nessa época escrevemos nossas listas de objetivos a serem atingidos. As listas nos ajudam a lembrar as coisas que queremos fazer durante o ano. Há uma forma de transformar essas listinhas em verdadeiros guias, evitando que elas acabem sendo deixadas de lado. Existem métodos de planejamento pessoal que auxiliam e facilitam o cumprimento das metas pessoais. Essas metodologias são chamadas de Planejamento Estratégico Pessoal.

Um Planejamento Estratégico Pessoal (P.E.) é um documento escrito com base numa série de processos de análise, imaginação e reflexão. Ele contém os objetivos, diz como chegaremos a esses objetivos, que dificuldades provavelmente enfrentaremos, qual o prazo para atingi-los etc. Abaixo eu coloquei resumidamente alguns itens que não podem faltar na estrutura de um P.E.:

Missão: declara o que você é e como contribui com o mundo em sua volta.

Visão: indica onde você quer estar ou como quer estar dentro de um determinado tempo.

Filosofia: constitui todos os seus princípios morais, éticos, sociais etc. Aquilo que você tem como fundamental na sua vida pessoal e em sociedade.

Fortalezas: descreve todos os seus pontos fortes, aquilo que você faz e tem de melhor.

Fraquezas: descreve seus pontos fracos, que podem dificultar a obtenção dos objetivos.

Oportunidades: são aspectos da situação que poderão ser aproveitados com o intuito de atingir os objetivos.

Ameaças: aspectos do ambiente ao nosso redor que poderão colocar obstáculos no caminho traçado.

Foco: é o destino onde se pretende chegar, mediante o planejamento estratégico.

Objetivos: aquilo que se almeja conseguir. Exemplo: comprar um carro.

Metas: São subdivisões de objetivos maiores. Elas têm que ser específicas, mensuráveis, atingíveis, importantes e realistas. Exemplos: comprar um carro novo, dentro de um ano. Tirar carteira de habilitação em dois meses etc.

Estratégias: sistematização de tudo que será necessário para atingir as metas -- tarefas a serem cumpridas, pessoas a serem consultadas, informações a serem buscadas, providências a serem tomadas etc.

Para encerrar esta postagem, eu gostaria de sugerir um site que julguei interessantes. Esse site contém um curso feito pela palestrante Leila Navarro, que parece ser útil para quem quer aprender a fazer um plano estratégico pessoal simples, porém eficaz. O link está logo abaixo:

Curso de Planejamento Estratégico Pessoal por Leila Navaro

Obrigado por ler até aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário