segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Problemas com Cabos SATA

A tecnologia SATA, começou a ser desenvolvida em 1997, por um consórcio liderado pela Intel que envolvia 70 outras empresas. Hoje em dia ela se tornou um tanto popular. Existem dois padrões SATA I, que funciona a 150MB/s, e outro SATA II, 300 MB/s.

Os discos rígidos Serial ATA necessitam de dois cabos. Um dos cabos é ligado com a fonte, fornecendo energia para o disco rígido. Outro responsável para transporte dos dados. Este último substitui o antigo cabo paralelo, também chamado cabo flat, ou, ainda, cabo IDE/PATA. O anterior subistitui os conectories de força padrão das fontes AT/ATX, e outros formfators.

Outras informações sobre SATA

.

A tecnologia em si é boa. Pelo menos em relação ao desempenho e à economia de espaço dentro dos gabinetes (melhorando a ventilação dentro dos mesmos). Só que parece gastaram tanto na projeção da tecnologia de transmissãom ou seja, nos protocolos, nas controladoras e acabaram se esquecendo dos cabos que conduzem os dados. Parace um disparate: a razão de ser do padrão SATA (Serial ATA), que é o seu cabo fino em relação ao anterior Paralelo, não tem um bom projeto de encaixe.

Vez por outra tenho que problemas com esse tipo de cabemento, que insiste em se desconectar de seus encaixes, tanto na MoBo, quanto no drive. E parece que não sou o único, em vários fóruns são relatados problemas com esse tipo de cabeamento. Alguns fabricantes/integradores prendem literalmente os cabos de dados e de força para evitar que eles saim do lugar. Só que isso não é muito favorável, pois pode dificultar a manutenção. E também não faz sentido ter que prender um conector. Plugs são feitos para conexões não permantentes.

Pra terminar, a tecnologia é ótima. Os cabos que ela utiliza são uma porca de tempo.

Se vc está passando ou já passou com problemas com encaixes SATA, manifeste-se. Comente como conseguiu resolver o problema.

2 comentários:

  1. Tb tenho problemas com isso, meu pc é novo, depois de uns 6 meses de uso, começou do nada a dar erro de disco....ai abri a cpu e desconectei e ocnectei de novo o cabo sata....e funcionou....volta e meia, pelo menos uma vez poir semana esse erro se repete, e tenho q tirar e colocar o cabo de novo...

    ResponderExcluir
  2. Finalmente alguém se manifestou! É isso mesmo. Os cabos SATA se desconectam sozinhos:
    - Pelo esforço da capa do cabo que é de plástico muito rígido
    - Pela deformação do mesmo pela ação do calor
    - Pela falta de travas eficientes
    Até resolverem estes problemas o "recurso técnico imediato" continua sendo a boa e velha cola quente.

    ResponderExcluir