terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Librivox: Audio Books Grátis

Existem na Internet inúmeras iniciativas, mantidas por voluntários, voltadas para a distribuição de conteúdo cultural. Dentre elas estão o Wikipédia e o Projeto Gutenberg. A primeira é uma enciclopédia multilíngue e multicolaborativa. A segunda é um acervo enorme de livros em diversos formatos, mantida também no princípio da colaboração internacional.

Hoje testei outro serviço baseado nos principios da colaboração, do voluntariado e da difusão cultural. Seu nome é Librivox. Esse serviço consiste em um site onde os colaboradores/voluntários postam arquivos de audio que são leituras de algum livro. Quer dizer, essas pessoas lêem um livro, gravam e enviam o arquivo para o site.

É possível encontrar muitos lívros clássicos, best-sellers e outros da literatura moderna. Para testar baixei o audio book A Arte da Guerra (The Art of War). No total são 13 arquivos pequenos, correspondendo aos capítulos do livro de Sun Tzu. A qualidade do arquivo é muito boa. O leitor da gravação fez muito bem o serviço. Apesar de ser um chinês, seu inglês ficou muito bom, um "polite english" perfeito.

Esta postagem é mais uma dica. No Brasil precisamos desse tipo de iniciativa, não ouvi/vi ainda nada parecido aqui (Nosso individualismo disfarçado de receptividade?). Que pelo menos apareçam pessoas com tempo e disposição para colaborar com essas idéias nobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário