sábado, 31 de janeiro de 2009

Instalação de Placa Nvidia GeForce no Linux

Com esta postagem pretendo explicar como se instala placas de vídeo do tipo Nvidia Geforce. Como existe um programa instalador feito pela própria Nvidia não há necessidade de compilação de kernel e outras dores de cabeça.

Até ontem eu estava usando o chipset de vídeo onboard baseado no DeltaChrome (maldito chrome9 da VIA). Na maioria das distribuições seu desempenho mixuruca me deixou frustrado. Em todas aplicações que exigiam um pouquinho mais do chipset o sistema travava ou reiniciava. Só agora decidi comprar logo uma placa de vídeo de verdade.

Tive que fazer uma pesquisa que levava em consideração a melhor relação CUSTOxBENEFÍCIO para o meu caso. Escolhi a XFX Nvidia GeForce 8600 GT 512MB. Pesquisando nos foruns encontrei muitas dicas complicadas de como configurar o Xorg e até mesmo de compilar o kernel. Mas como não estava com paciência para fazer essas firulas, queria achar algo menos complicado. Foi aí que encontrei no site da própria Nvidia a solução. Santa Nvidia!

É louvavel a atitude da Nvidia para com os usuários do Linux. No mundo PC (x86 e derivados) em que quase tudo gira em torno da Microsoft, a maioria dos fabricantes de hardware prioriza drivers para Windows e esqueçe o resto. Parece até de propósito para tentar manter a hegemonia do império de Redmond. Quem já usou chipsets da VIA sabe bem disso. Maldita VIA!

Bem, mas vamos ao que interessa. Siga o procedimentos abaixo:

  • Informe as características de sua placa de vídeo e baixe a versão mais indicada para seu processador (x86, x86_86 etc.);

  • Modifique o nível de execução do Linux. Isso é necessário porque o executável que baixamos exige que o servidor X não esteja rodando. Vamos ter que modificar o nível de execução do Linux para que ele somente trabalhe no terminal (prompt, shell, linha de comando). Para fazer isso entramos com o comando "init 3" (modo multiusuário completo).

Nota 1: Em algumas distribuições, como o Slackware, isso não é necessário porque ele já entra direto no terminal.

Nota 2: No Debian (e Ubuntu?) o nível de execução é 1. Então digite "init 1" e Enter.

  • No Terminal do linux, dê permissão de execução ao arquivo baixado;

  • Execute o arquivo baixado;

  • Será aberto um programa em modo texto que lhe fará algumas perguntas. O roteiro das perguntas está resumido nos passos numerados abaixo:

  • 1. Será perguntado se você aceita a Licença de Uso do driver: diga "Yes";
  • 2. Na tela seguinte será perguntado se você quer baixar um módulo précompilado. Responda "Yes" e ele vai tentar baixar um módulo. Caso não encontre, ele vai perguntar se você quer que o programa compile um. Responda "Yes" para ele compilar. Aí ele vai mostrar uma barra de progresso com o título "Building Kernel Module", compilando módulo de kernel;

    Nota 3: Driver e Módulo são a mesma coisa. Driver é um termo mais usado no Windows, enquanto Módulo, no Linux.

  • 3. A próxima pergunta será se você quer instalar as bibliotecas OpenGL 32bit da Nvidia. Responda "Yes";
  • 4. Aparecerão mais duas barras de progresso indicando que o programa está procurando arquivos conflitantes;
  • 5. Depois daí o software terminará de instalar o Nvidia Accelerated Graphics Drive, módulo acelerador gráfico da Nvidia.
  • 6. Depois de instalado o módulo, será necessário configurar o servidor X. Vai ser perguntado se você quer que o programa configure automaticamente os arquivos de configuração do servidor X. Responda "Yes".
  • 7. O programa irá fazer um backup das configurações originais e vai criar novas configurações para incluir as informações da placa Nvidia.

Quando terminar a instalação e a configuração retorne ao nível de execução normal (nível 5). Lembra que acima modificamos o nível de execução do Linux para 3? Pois bem, digite agora "init 5" no terminal para voltar ao modo gráfico nomal.

Nota 4: Os usuários do Fedora 10 podem precisar de algumas configurações extras. Os desenvolvedores dessa nova versão do Fedora abandonaram o arquivo de configuração tradicional "xorg.conf". As configurações são agora automáticas, por intermédio do Hal (Camada de abstração de Hardware). Mas isso não impedirá de usar o Compiz, por exemplo.

Caso o usuário queira fazer outras configurações, ele pode usar outro programa. O NVIDIA X Server Settings foi instalado junto com o arquivo executável que baixamos. Abra o NVIDIA X Server Settings no menu de principal de sua distribuição e faça as configurações que desejar.

Obrigado por ler até aqui. Boa sorte!

Observação Importante: A instalação do driver NVIDIA no Linux funciona desde que tomadas certas precauções e seguindo o passo a passo. Não posso me responsabilizar por nenhum dano ou prejuíso que possa acontecer no equipamento em decorrência desse método apresentado. Caso você não tenha entendido nada do que está demonstrado aqui, é melhor não fazer nada, do contrário você pode se arrepender das consequências.

Um comentário:

  1. Deveria por os comandos para os leigos como eu.
    Fora isso está muito bom o material.

    ResponderExcluir