domingo, 25 de janeiro de 2009

Como Desbloquear o Palm Treo 700p

Aqui neste pequeno tutorial ensinaremos como desbloquear o Palm Treo 700p.

No final do ano passado me aventurei a comprar um smartphone Palm Treo 700p que vinha bloqueado de fábrica. Comprei-o para usar como PDA, já que há muito tempo almejava ter um. Apesar do inconveniente de não poder fazer nem receber ligações, eu gostei bastante do aparelho. A quantidade de aplicativos para Palm é muito grande. Basta procurar que tem programa pra “tudo”: tem reprodutor de vídeo, gravador de voz, emulador de video-game SNES e por aí vai. Consegui até rodar um Linux nele.

Dois meses depois, intrigado pelo bloqueio da função celular e estimulado por alguns visitantes deste blog, dentre eles o Marcos Esteves, comecei uma busca pela Internet do tipo tudo ou nada. Ou seja, estava decidido a encontrar pelo menos uma luz de como destravar o dispositivo, mesmo que as chances de sucesso fossem mínimas.

Depois de várias buscas e diversas tentativas e erros, fui parar em um blogue que ensina um método grátis de desbloqueio e que não requer nenhum equipamento extra. O link e descrição do blogue é esse abaixo:

Hacking the Treo 700p fonte: http://blog.4d2.org/2008/05/12/hacking-the-treo-700p/ Como obter o MSL, a senha e o código de destravamento para o Treo 700p sem pagar um centavo e sem usar nenhum hardware extra, salvo o próprio celular. (artigo em inglês)

Como o texto está em inglês e muitos leitores deste blog podem ter dificuldades com o idioma, elaborei um passo a passo para facilitar a vida dos visitantes. Também já fiz metade do trabalho extraindo os arquivos necessários e disponibilizando para download. O que o leitor vai fazer é somente instalar os arquivos disponibilizados aqui.

Antes do passo a passo, deixem me explicar o que vamos fazer. Vamos instalar uns programas para descobrir a senha de desbloqueio do celular. Depois que achar-mos a senha vamos usá-la para destravar o aparelho. Agora vamos aos procedimentos:

Arquivos necessários:

  • Resco Explorer: Gerenciador de arquivos no estilo Windows Explorer;
  • CDMAFirmwareUpdater.bprc: Programa de atualização do Treo 700p;
  • CDMAFirmwareUpdater_enUS.oprc: Dependência do programa de atualização.

Baixe um os arquivos neste LINK. (Avisem caso o link esteja quebrado)

Passo a passo:

1. No Windows, instale os dois arquivos de atualização usando o cabo Hot Sync;

2. No Windows, instale o Resco Explorer usando o cabo Hot Sync. Depois pegue o celular;

3. No Palm Treo, procure CDMAFirmwareUpdater no menu de aplicações e execute-o;

4. Quando uma tela de atualização aparecer, NÃO APERTE O BOTÃO DE ATUALIZAR AINDA (UPDATE NOW)!;

5. Aperte a tecla menu (ao lado de ALT) e selecione "Debug";

6. Na tela "Debug Options" DESmarque TODAS as opções, EXCETO "Backup NV". Dê OK;

7. Agora sim aperte o botão grande "Update now" e espere o processo terminar (não se preocupe, não vai apagar nada);

8. No Palm Treo, abra o Resco Explorer e procure um arquivo chamado "CDMA NV Backup" que está dentro do disco virtual RAM(0:);

9. Abra esse arquivo clicando em cima dele. Quando ele abrir você vai ver seu conteúdo. Procure os seguintes registros:

  • Registro 315 (REC #315): Contem a senha para arquivos privados (olhe depois de "secret")
  • Registro 442 (REC #442): Contem o MSL (que é o código de seis dígitos para desbloqueio - Master System Lock)
  • Registro 443 (REC #443): Contem o PIN do Usuário.

O registro mais importante e o que nos interessa agora é o do MSL. Ele contém o código de desbloqueio para configurar o número do telefone. No meu caso a linha que contem o MSL foi a 441. Portanto aquele registro 442 que eu disse pode variar. Procure nos registros 441, 442 e 443 por uma sequência de 6 números. Essa sequência deve ser o MSL do seu Palm. Eu reparei que ele vem antes de um registro que começa com a letra U ( PIN de usuário).

10. Depois que tiver achado o MSL, abra a aplicação "Phone" e disque ##SEU_MSL# (exemplo: ##055007#, esse foi o que funcionou pra mim);

11. Se o código estiver certo aparecerá a tela "Activating Your Phone". É nela que você irá conlocar o número de seu telefone. Aperte "Edit" e insira o número de telefone e o MSID. Se informe com a operadora (Vivo) sobre esses dois números. Geralmente o número do telefone e o MSID são o mesmo número. Então basta repetir o mesmo número pros dois. Lembre que o número tem 10 dígitos e precisa que estar no formato DDD+Numero, por exemplo, 1122223333 (DDD São Paulo + Número = 10 dígitos).

12.Aperte "Save". Pronto.

Em alguma horas ou mesmo minutos você poderá fazer e receber ligações, dependendo da operadora de celular CDMA que você contratou. Além do código de desbloqueio que foi encontrado, outro código que pode ser útil é este: ##3282#. Com ele é possível configurar diversas funções de rede. Eu acho que o pessoal da operadora de celular pode precisar desse código quando for configurar o seu Palm Treo.

Boa sorte e volte sempre.

Observação Importante: este procedimento funciona, desde que seguindo a sequência indicada. O autor não se responsabiliza por quaisquer danos que vierem a acontecer caso o usuário cometa algum erro que comprometa o funcionamento do aparelho celular.

Postagens Relacionadas:

41 comentários:

  1. Oi Fábio tudo bem? agradeço por fazer comentários ao meu respeito, quero complementar as suas informações que para colocar o número da operadora cdma é imprescindível que seja passada para a operadora o código que vem atrás do celular,hexa para isso a pessoa deve informar-se na operadora, pelo menos no meu caso aqui na vivo em piracicaba foi assim.
    abraços

    Marcos

    ResponderExcluir
  2. Olá grande amigo Fábio! parabêns pelo seu belo blog! Gostei muito sua calculadora HP! Você disse algo como parceria com meu blog www.culturadoconhecimento.blogspot.com eu tenho + 2 blogs também www.filosofiadoconhecimento.bogspot.com e www.blogdobyo.blogspot.com um grande abraço pra tí amigo e sucesso para nossa parceria e que Deus o abençõe amigo!

    ResponderExcluir
  3. estou para adquirir um treo 700p sera que da mesmo para ablitar a função de celular nele porque desem que o cdma dos usa e diferente do brasil ou essa informação não procede ?

    ResponderExcluir
  4. gostaria que voce me ensinar a desbloquiar meu palm treo ,ja levei em varias operadoras e nenhuma consegui,nao sei o que fazer ele é PALM TREO 680 SMARTPHONE
    POR FAVOR ME AJUDE

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Fabio, seu blog esta excelente.

    To com algumas peças de treo 700p da sprint, segui seu tutorial e desbloquiei uma peça, agora como procedo, vou a vivo e peço para colocar uma linha cdma? Muito obrigado.

    Att Camylo Raittz

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal, é possivel desbloquear o treo 700p, sim.
    Só esqueci de colocar no post que depois destes procedimentos o próximo passo é ir na operadora para que ela faça a ativação do telefone.

    Como o Marcos disse lá encima, é necessário que o número serial do aparelho seja passado para a operadora. Só assim o celular vai ser habilitado para funcionar na linha dela.

    Então, Camylo, você vai precisar ir a uma loja da vivo.

    Em relação ao Treo 680, eu não sei exatamente como fazer o desbloqueio. Mas deve ser parecido com o Treo 700p. Eu só testei no 700p.

    Obrigado pelas participações.

    ResponderExcluir
  7. Opa to atento Fabio, tu tem um email para mantermos contato? tenho um blog tambem, e la insina como desbloquear alguns aparelhos at&t, se permitir queria fazer uma parceria contigo pois achei seu blog muito interessante. Favor me mande um email para retorno. Obrigado

    Att Camylo Raittz
    camylo.raittz@hotmail.com

    Tenho 20 peças desse treo 700p para venda, você me salvou cara rs

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Fabio, produto desbloqueado e habilitado na vivo, funcionando normalmente, porém ainda não saiu do roaming, voce axou alguma solução? estou esperando as 24 hras da habilitação ainda para ver se soluciona o problema porém aparelho funcionando 100%. Obrigado mais uma vez pela atenção.


    Att Camylo Raittz

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Camylo!

    Estou contente que tenha funcionado para você. Por favor, mantenha-nos informados sobre a mensagem "roaming" que aparece no celular. Essa informação pode ajudar outras pessoas que desejam desbloquear seus aparelhos.

    Obrigado mais uma vez pela participação, amigo.

    Fábio.

    ResponderExcluir
  10. Pode deixar vou semmpre manter contato, postei uma materia em meu blog sobre CDMA x GSM. de um pulo la e comenta.

    Obrigado

    Att Camylo Raittz

    http://www.blogdoradeon.co.cc/

    ResponderExcluir
  11. fabio,meu irmao trouxe de n.york um palm sprint 700p para mim,fui ate a operadora ele habilitou o aparelho,mas na hora de registrar deu um pau.Vc sabe me informar qual o codigo (TIPO ##*...) que devo digitar no meu celular para poder registra-lo? Um gde abraco e vc e minha ultima luz no final do tunel JEAN CARLO

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Jean Carlo, voce ja tentou fazer o procedimento de desbloqueio conforme o tutorial?
    Pois o meu é um treo 700p sprint, e fiz conforme tutorial, e consegui habilitar ele na vivo numa boua.....


    Qualquer duvida poste ai...

    ResponderExcluir
  13. Fabio , sabe me dizer se o problema do roaming do Camylo foi resolvido? outra coisa , eu utilizo a operadora Claro - que comercializa o 680 e o 750w - será que eles ativam o 700p?

    ResponderExcluir
  14. o cara da loja nao consegue ativar.
    vc sabe o codigo de ativação para ativar o celular palm treo 700p?

    ResponderExcluir
  15. Amigão eu não tenho a mínima ideia sobre o código de ativação do seu treo. Cada Treo tem seu próprio código de destravamento. No caso do meu o código é 055007. Por ser único do meu celular, com certeza esse código não vai funcionar no seu.

    O tutorial que eu fiz acima serve justamente para descobrir o seu número de desbluqueio/ativação. Ele dá um pouquinho de trabalho, mas funciona...

    Depois que você descobrir o número mágico você pode ir à loja pedir pro cara ativar seu treo 700p.

    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  16. Opa, olha eu aqui denovo, o roaming continua porem por causa do produto ser dos eua, ele não esta trabalhando em roaming, esta trabalhando com torres locais, funciona prefeitamente, lembrando que o roaming não desaparecerá do treo. Mais ele funcionara normal e não cobrara tarifas roaming.

    Anonimo se voce seguir os passos de desbloquei do tutorial, ele o fornecerá o codigo para programação do mesmo.


    Espero ter ajudado

    Para downloads de programas full para palm
    www.blogdoradeon.co.cc

    ResponderExcluir
  17. gostaria de saber como instala o linux no meu treo 700p

    ResponderExcluir
  18. a eu fui fazer o desbbloqueio e updatiei ele todo i agora

    ResponderExcluir
  19. obrigado por sua informação consegui destravar meu palm 700p e habiltei na vivo em porto alegre mas nao consigo fazer ligação pois a vivo informa que devo ligar *228 para ajustes parametros mas meu treo nao aceita asterisco pois esta em roaming o que devo fazer? pode me ajudar?
    celso

    ResponderExcluir
  20. Fabio eu recebo ligações normalmente ok.

    ResponderExcluir
  21. AIKO 76E AMIGOS gostaria de compartilhar um projeto meu que deu muito certo. ESTE MODEM DA VIVO vem para ser usado com uma fonte eletrica o que deixa os usuarios preso sem poder usar internet longe da fonte de luz.MAS é facil eliminar esta fonte de 5v pois usamos a que o proprio comp. fornece qdo conectamos algo nas saidas USB.se interessar eu mando os procedimentos por E-mail.
    celsobrunoe@terra.com.br

    ResponderExcluir
  22. Problema Palm700p resolvivo apenas liguei na vivo e fui atendido por atendente que sabe trabalhar desbloqueio sem dificuldade so tive que desligar e ligar o aparelho.
    celso
    Aiko 76 E
    Estou muito satisfeito obrigado fabio lima

    ResponderExcluir
  23. Disponha, Celso. Eu que agradeço por voltar ao blog para contar o resultado do desbloqueio.

    ResponderExcluir
  24. Charley, tudo bem?

    O Linux para Palm ainda está em uma fase esperimental. Para quem é intusiasta com o Linux, como eu, é uma obrigação testá-lo. Agora para quem está pensando em um sistema que substitua o Palm Os no Treo, eu acho que ele não está no ponto ainda. Como eu disse ele está em fase experimental, tem algumas coisas como, fazer ligações, bluetooth e outras coisinhas que ainda não funcionam direito. O projeto está precisando de pessoas interessadas que entendam de programação específica para o Treo.

    Mas pra quem é apaixonado pelo Linux, vale a pena! Eu particularmente adoro mexer com Linux no Palm.

    A propósito, desculpem por ter demorado nas respostas. Meu PC passou por uns probleminhas esses dias.

    ResponderExcluir
  25. Fabio nao consigo usar o p-tunes para ouvir musicas e o site da palm us diz para fazer uma outra atualização tao dificil como desbloquer vc acha que devo fazer? meu Palm 700p esta entre os que mencionados no site da PALM US onde consigo o tocador vc sabe.
    celso/novato

    ResponderExcluir
  26. Celso, boa noite

    Existe um outro tocador de gratuito que pode reproduzir mais formatos que o p-tunes. Procure no google pelo TCPMP. Ele reproduz todo quase todo tipo de formato. Reproduz até vídeos flv direto.

    Eu uso ele aqui no meu Treo. Recomendo.

    ResponderExcluir
  27. caro amigo fabio por acaso vc tem a senha seguido da programaçao ##3282#
    o camilo raittz desbloqueou o meu pra mim soh q algumas funçoes dele nao funciona
    vc pode me ajudar???

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Valeu fabioooooo.
    Segui todos os passos e consegui desblokiar meu 700p.
    Descobri o código de desblokeio e levei ele pra moça da VIVO habilitar pra mim
    Todos diziam que naõ iria funcionar pois vinha blokiado de fábrica mas to usando na boa.
    Como o Radeon falou, aparece roaming nele, mas ele está funcionando em sua própria área.
    EM RESPOSTA AO BRUNO HARRY...
    A SENHA DO ##3282# DEVE SER O MESMO NÚMERO QUE VC ENCONTRA PARA HABILITAR O APARELHO... AKELE DE 6 DIGITOS... NO MEU É!!!

    ResponderExcluir
  31. Voltei para agradecer novamente fabio meu treo 700p é um show to adorande e graças a vc.
    Obrigado
    celso

    ResponderExcluir
  32. Estou contente por ter ajudado. Muito obrigado pelas visitas.

    ResponderExcluir
  33. Ae gente.. descobri como formatar o treo 700p.
    Ele deixa o palm como recém saido da fábrica.
    É bom pra quem instalou muita porcaria é quer deixar o palm novinho denovo.
    1 - SEGURE O BOTÃO LIGA/DESLIGA
    2 - ABERTE O BOTÃO RESET DO LADO DA BATERIA
    3 - SOLTE O BOTÃO LIGA/DESLIGA
    4 - QUANDO APARECER UMA PERGUNTA, VC APERTA DIRECIONAL PRA CIMA

    PRONTO!!!

    Agora espere 1 minuto mais ou menos. Ele apaga tudo e deixa só os programas instalados de fábrica.

    OBS: ele não modifica a configuração da operadora, ou seja, seu treo vai continuar com telefone habilitado.

    ResponderExcluir
  34. Obrigado pela dica, Fernando! Ela é muito útil mesmo. Dá pra fazer uma limpeza geral no Treo... hehe

    ResponderExcluir
  35. fabio vc sabe dizer se é possivel ouvir musicas pelo bluetooth no palm 700p.
    obrigado celso

    ResponderExcluir
  36. como descubro o MSL do treo 650?

    por favor me ajude!!!!!


    Emanuel santana

    ResponderExcluir
  37. blz!!!

    consegui desbloquear o meu palm treo 700p sprint
    so que nao consigo entrar na internet, gostaria de saber como eu faço para entrar.

    valeu

    ResponderExcluir
  38. Meu amigo anônimo, eu não tenho como te responder isso porque no estado em que moro não existe cobertura CDMA. Eu consegui acessar a internet apenas usando bluetooth.

    A respeito da de escutar música pelo bluetooth, é possível sim, Celso.

    Com relação, ao MSL do Treo 650... deve ser parecido, não tenho certeza.

    Se alguém conseguir, favor informar.

    Obrigado pelas contribuições...

    ResponderExcluir
  39. Pessoal tenho um palm treo 700p novissimo vendo barato, ainda nao desbloquei, caso tenha interesse vendo por R$300,00 ghsv@hotmail.com

    valew e parabens fabio pelo blog

    ResponderExcluir
  40. Fabio, consegue fazer o update no meu palm 700p, porem não encontrar onde abrir o Resco Explorer e procure um arquivo chamado "CDMA NV Backup" !! Será que alguem poderia me ajudar ??
    carlos cmoreira.junior@gmail.com

    ResponderExcluir