domingo, 21 de dezembro de 2008

Google Chrome

O Google Chrome é um navegador cujo objetivo é reinventar o modo de ver a Web. Hoje os navegadores deixaram de apenas exibir páginas estáticas, para executar aplicativos complexos. Foi com essa idéia fundamental que o Chrome começou a ser desenvolvido. Ele não seria tão somente um browser como os outros que já existem, mas uma plataforma robusta, rápida e segura para desenvolvimento e execução de aplicativos.

A equipe responsável por coordenar o desenvolvimento do software optou em começar do zero, de baixo pra cima. Assim eles teriam mais possibilidades de criar algo novo, sem ser influenciado muito pelo que já existe. Isso é constatado à primeira vista quando abrimos o navegador. Seu visual é bastante diferente do que costumamos ver. Já na parte interna do programa, a equipe optou em incluir dois mecanismos opensource para realizar tarefas específicas. O Webkit fica encarregado do processamento das páginas Web, enquanto o V8 é o motor reponsável em interpretar os códigos Javascript. Com isso a equipe tenta criar um aplicativo que realmente evolua junto com a Internet, possibilitando que a mesma possa galgar mais altos níveis de interação com o usuário e facilitar a vida dos webmasters.

Ao instalarmos e rodarmos o navegador da Google pela primeira vez, notamos novidades evidentes em relação aos browsers anteriores. Sua interface é bem mais limpa e simplificada. Existem apenas alguns botões de controles básicos e uma caixa de endereço multifunção. Não há nela barra de menu. A barra de status somente fica visível quando necessária. As abas se acomodam sobre a barra de título da janela. Essas pequenas modificações no layout do programa possibilitam uma melhor visualização por parte do usuário, porque aumenta a área de exibição de página. Não há necessidade do atalho F11 para maximizar a página web. Essa forma de apresentação do Chrome por si só já representa algo relevante. Os browsers evoluiram muito pouco no quisito apresentação durante os anos. Algumas idéias interessantes vieram com o Firefox e o IE7, mas foram poucas comparadas com o navegador patrocinado pela Google.

O projeto, que agora pretende sair do beta para se tornar aplicativo oficial, prima por três objetivos elementares no mercado de browsers: velocidade, estabilidade e segurança. A rapidez com que o Chrome processa as páginas web vem de seus dois mecanismos de processamento embutidos, o V8 e o Webkit. Ambos são motores otimizados para produzirem respostas mais rápidas. Por serem leves e pequenos são mais fáceis de serer incorporados e mantidos.

A estabilidade é atribuída principalmente pela característica de cada aba ser tratada como uma tarefa separada das outras. Isso quer dizer que cada uma página está sendo executada de forma independente e consumindo recursos que o Chrome reservou para ela. Isso evita que o navegador pare de responder por completo quando uma aba travar. Se isso acontecer, as outras abas que estão sendo usadas para editar um documento on-line ou para acessar uma conta bancária irão continuar funcionando sem nenhuma interferência. Esse recurso interessante pode ser visualizado com o gerenciado de tarefas do Chrome, onde dá pra ver quanto de memória e de tempo de CPU está sendo gasto por cada site aberto.

Outro ponto importante no projeto está a segurança. Como as abas são tratadas independentemente, elas também não têm contato nenhum com as outras. Assim fica difícil haver um programa malicioso querendo acessar o conteúdo que está sendo executado em outra aba -- como um código num site suspeito procurando por uma página de banco aberta em outra aba. Além disso, o browser avisa quando alguma página perigosa está prestes a ser acessada. Ainda outro recurso interessante é poder navegar em modo anônimo e ocultar seu rastro, apagando o histórico de páginas visitadas quando o programa é fechado.

Vamos agora retomar para a parte de interface do browser da Google. A navegação com ele ficou bastante simplificada. A quantidade de controles foi reduzida ao ponto de sobrar apenas o que realmente importa ao usuário. Essa era uma das idéias iniciais do Chrome: ficar invisível. O usutilizador não liga para o programa navegador, pois está interessado em acessar a web. Quanto mais minimalista fosse o visual melhor.

Com isso, uma das coisas interessantes foi que a caixa inserção de endereço ganhou mais funções. Ela serve agora para fazer pesquisas, prever pesquisas, sugerir páginas populares e mostrar links já visitados. Não existe mais barra de menu. Ela foi trocada por um botão de configuração. A barra de status somente aparece quando é interessante que seja exibida alguma informação sobre carregamento. No tocante às abas, elas foram encaixadas em cima da barra de título da página para não desperdiçar nenhum espaço da tela. Cada vez que se abre uma nova aba, são mostrados os screenshots das páginas mais visitadas e dos mecanismos de busca mais usados. Elas também podem ser reordenadas ao gosto do usuário.

Atendendo a exigências de alguns integradores e fabricantes de PCs o Google pretende tirar a etiqueta de "beta" para tornar um programa oficial. A decisão veio após as negociações feitas para incluir o Chrome pré-instalado nos novos PCs que forem vendidos. Essa medida pretende fazer o navegador deslanchar ao colocar nas lojas computadores com o Chrome já instalado e configurado como browser padrão.

Por enquanto apenas sistemas Windows podem rodar o Google Chrome, mas a equipe de desenvolvedores, com ajuda da comunidade open source, já está trabalhando em ports para as plataformas Mac e Linux. Por ter utilizado em parte de seu código, conteúdos escritos sob licenças de software livre, o programa é tem seu código disponível para que outras pessoas modificarem e usarem da maneira que bem entenderem. Foi exatamente assim que a Netscape fez quando do surgimento do projeto Mozilla. Que hoje é Fundação Mozilla e mantém o melhor navegador da atualidade em relação a webstandards, o Firefox.

Para concluir, o Google Chrome pode promover uma revolução na Web. Talvez uma Web 2.1 quem sabe. Pelo menos, os browsers vão ser forçados a acompanhar a evolução dos serviços e aplicativos da Internet. E não o contrário, com os aplicativos sendo puxados pra baixo para obedecer a limitações impostas pelos navegadores. Isso com certeza é bom para quem usa a Internet e para quem produz para a Internet. Sem esquecer dos interesses do Google, é claro.

LivroClip: Literatura em Video Clipes

Existe na Internet uma maneira diferente de conhecer livros e autores. Trata-se do site LivroClip, cuja abordagem se baseia em clipes feitos em flash que descrevem obras literárias e escritores.

LivroClip é a moldura digital do livro, incluindo uma animação sobre a obra, trechos, biografia do autor e uma seção especial que transforma o livro em material pedagógico gratuito para uso de professores em salas de aula do ensino fundamental, médio e superior.

O site LivroClip é a construção da primeira "Livropédia brasileira", ou seja, o uso da internet para levar os livros à sala de aula, na forma de animações, dicas de uso e fórum de debates.

Fonte: www.livroclip.com.br

O site é um recurso muito útil para quem promove a leitura e para quem quer ler. Os clipes são bem elaborados e têm um fundo musical com musicas atuais. O foco do site é atrair os jovens para o mundo da literatura e afastar a percepcão desfavorável que os mesmos têm dos livros. Os clipes mostram em uma linguagem atual o que é atemporal.

Visite o site LivroClip para conferir.

Monteiro Lobato com Cansei de Ser Sexy, Álvares de Azevedo com Pitty, Hilda Hilst com Mallu Magalhães, Raduan Nassar com Teatro Mágico. Essas são algumas das curiosas combinações propostas pelo site LivroClip (www.livroclip.com.br) em uma série de curtas animados - com duração de cinco minutos cada - que visa atrair jovens para a leitura de clássicos.

Fonte: www.opovo.com.br

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Internet no Palm Treo 700p via Bluetooth

Este artigo ensina como acessar a Internet no Palm Treo 700p usando a conexão do PC. Ele contêm um passo-a-passo que mostra como usar o celular para navegar na Internet, aproveitando a própria conexão do PC de casa. Neste método utilizei um adaptador Bluetooth e um programa que veio junto chamado Bluesoleil. Apesar de me ter dado trabalho descobrir como fazer isso, a configuração é relativamente simples.

Mês passado adquiri um smartphone Palm Treo 700p. Comprei ele por um preço bem abaixo do mercado devido a um bloqueio de fábrica que impedia que ele funcionasse como telefone. Não obstante, ele é um dispositivo Palm cheio de funções e características que eu certamente não encontraria em outros PDAs com o mesmo preço.

Informações técnicas:

O processo de conexão aqui descrito é chamado Reverse DUN (rede discada reversa). É chamado assim porque ao invés de usar o celular para o computador acessar a Internet, é o celular que aproveita a conexão do computador, ou porque está sem Internet ou porque seu dono não quer pagar nada para navegar do celular. Em outras palavras, a conexão será compartilhada do computador para o smartphone. Para o celular conseguir "puxar" a conexão do PC será necessario um adaptador Bluetooth (aquele do tipo USB) e do programa que vem com ele.

Requisitos:

  • Um palm Treo 700p
  • Um PC com acesso a internet banda larga
  • Um adaptador USB/Bluetooth
  • Um programa que veio com o adaptador que suporte a conexão

A minha configuração é a seguinte:

  • Um palm Treo 700p
  • Um PC Windows XP em rede doméstica com o Velox 600.
  • Um adaptador Bluetooth Class
  • Um programa chamado Bluesoleil que veio com o adaptador

Alguém que leia este artigo talvez diga: pra quê acessar a Internet do celular usando bluetooth se o computador vai estar próximo? Se eu tenho um PC por perto eu não preciso usar o celular, não é mesmo... Isso é verdade. Mas digamos que alguem está usando o PC. Ou ainda, se você estiver em outro cômodo da casa preguiçosamente e não quiser sair de lá para sentar em frente ao PC? Na minha opinião isso vale a pena, principalmente porque não vou precisar pagar nenhum plano 3G para ter uma conexão banda larga. A única limitação é a distância máxima que um dispositivo bluetooth pode suportar, que na Classe 1 é de 100M em ambiente sem paredes. É o suficiente para garantir certa mobilidade dentro de uma casa comum. Explicada a aplicabilidade do nosso método, vamos ao que interessa:

Primeiramente instale o programa que veio com o CD do adaptador USB que você comprou, no meu caso o Bluesoleil. A instalação não é complicada pois segue a tecnologia da Microsoft, ou seja, next, next, next... A versão do Bluesoleil que uso é a 2.1.3.0. Embora existam versões bem mais novas, preferi não atualizar, pois a que eu tenho já satisfaz minhas espectativas: trocar arquivos entre dispositivos e compartilhar Internet do PC para o Celular. Eu recomendo essa versão. Caso queira baixar eu disponibilizei o programa que uso no Rapidshare. Essa foi a versão que veio junto com o CD de instalação de meu adaptador Bluetooth/USB. (download acrescentado em 21/01/2009)

Baixe aqui o IVT Bluesoleil 2.1.3.0 Voip.

Desligue a função telefone. Isso é feito apertando e segurando o botão vermelho do lado direito. Fazendo isso irá aparecer a mensagem "powering off", e o Treo irá funcionar apenas como um PDA. Desligar a função de telefone do Treo é importante porque a operadora geralmente bloqueia o celular para funcionar apenas na rede dela. Ela faz isso para forçar o usuário a pagar para ter navegar na Web.

Agora vamos começar as configurações.

Configurando o Palm Treo 700p

Do menu principal do Palm clique em System > Prefs. Na tela que aparece você vai ter acesso a todas as configurações do sistema Palm OS.

Na parte Communication, clique em Connection. Nessa tela você irá criar uma conexão Bluetooth.

Clique no botão "New" e configure assim:

Name: Conexao Bluetooth (Ou qualquer outro nome que você preferir)
Connect to: Local Network
Via: Bluetooth
Device: Nome do PC (Antes faça o pareamento do PC com o celular)

Clique no botão "Details" para acrescentar alguns detalhes assim:

Speed: 57600bps
Flow Ctl: Automatic

Finalize a criação da conexão clicando "ok", "ok" e "done". Agora você pode ver sua nova conexão junto com as outras que já vieram de fábrica. Saia da tela connections clicando em "done" novamente.

Vamos agora criar uma configuração de serviço de rede. Por padrão o celular já vem com uma configuração de rede da própria operadora. Essa configuração é deixada lá para a operadora lhe forçar a usar o serviço de dados dela. Para evitar que essa configuração atrapalhe, desligue a função de celular como foi dito acima.

Vá agora para Network (opção logo abaixo de connection).

Na tela que vai aparecer, você clica no menu "Service" a opção "New" para fazer uma nova configuração de rede assim:

Service: Bluetooth LAN (Nome do serviço de rede)
Connection: Conexao Bluetooth (a que você criou)
User Name: Deixe em branco
Password: Deixe em branco

Clique no botão "Details" para acrescentar mais um detalhe:

Idle timeout: Never

Na mesma tela, clique em "Advanced" e faça o seguinte:

IP Address: Deixe marcada a opção Automatic.
Query DNS: Desmarque essa opção
Primary DNS: 192.168.0.1 (Pode variar veja nota abaixo)
Secundary DNS: Se você souber o IP do DNS do seu provedor

Nota: Verifique o número IP que aparece no canto inferior direito do programa Bluesoleil. Em alguns casos ele varia. Um visitante deste blog alertou que em roteadores wireles o IP é 192.168.1.1. Eu também notei que em uma versão do Bluesoleil o IP é 192.168.50.1. Então, certifique-se acerca de qual número IP é o correto no seu caso. (informação acrescentada em 21/01/2009)

Clique agora em Script para inserir tres comandos. Esses três comandos são necessários para começar a comunicação entre o celular e o PC. É como um aperto de mão em que o celular se apresenta para o PC e chama ela para uma conversa. Olá eu sou o Palm vamos conversar um pouquinho...

Send: CLIENT (maiúscula)
Send: CLIENT (maiúscula)
Wait For: CLIENTSERVER (maiúscula e tudo junto)
End

Agora, clique em "ok", "ok" e "ok". Pronto. A configuração do lado do celular já está termindada. Iremos então para o PC.

Configurando o Windows XP

Vá para o seguinte caminho: Iniciar > Painel de Controle > Conexões de Rede. Na janela que aberta você verá todas as conexões existentes em seu computador. Você terá pelo menos duas: uma da internet e outra que o programa do bluetooth gerou. Procure a conexão que lhe dá acesso á internet. Ela geralmente está como "Conexão Local" apontando para a placa de rede de seu PC. Clique sobre essa conexão com o botão direito. Na janela que aparece, clique na aba avançado e marque a opção:

[x] Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à Internet

Configurando o Bluesoleil

Agora abra o programa Bluesoleil, vá para o menu Meus Serviços (Service Window) e escolha a opção Propriedades. Aparecerá uma janelinha contendo diversas abas. Habilite os dois serviços fundamentais: Rede de Área Pessoal e (Personal Area Networking) Acesso à LAN (LAN Access). Marque as duas abas com esses nomes OK?! Na aba Rede de Área Pessoal deixe marcadas as opções:

[x] Instalar a rede de área pessoal Bluetooth (O programa cria uma rede bluetooth pra você) [x] Ativar Servidor DHCP (O programa configura o endereço do seu celular)

Agora reinicie o Bluesoleil para que ele crie a rede Bluetooth. Na janela Conexões de rede, deverá aparecer uma conexão nova chamada conexão de entrada.

Pronto. Agora que você já deve ter plugado o adaptador Bluetooth no computador e ter feito todas as configurações que foram descritas acima, vamos testar pra ver se deu tudo certo.

Estabelecendo a conexão

Para testar, pegue o celular, vá para System > Prefs > Network. Lembre-se que essa é a tela onde nós criamos uma configuração de rede. Pois bem, lá tem um botão chamado "Connect". Clique nele. Vai aparecer uma mensagem dizendo que a função celular está desligada e perguntando se você quer ligá-la. Escolha NÃO! Daí a conexão será iniciada e os primeiros apertos de mão entre o PC e o celular irão acontecer. Se tudo funcionar, a ligação será estabelecida e seu Palm Treo 700p já estará conectado ao seu PC! Se você entender um pouco mais de informática, você pode fazer uns testes com pings, tracert, ipconfig etc só pra verificar. Mas deixemos isso para os técnicos em redes.

Se não conseguiu êxito depois de todo esse trabalho, reveja todos os passos uma a um. Se não adiantar, veja este link: Configurando Bluetooth para PDAs. Outro link interessante é um sobre Reverse DUN no Treo 650. Os dois estão em inglês mas dá pra traduzir com o Google Tradutor.

Com essa configuração que fizemos já dá pra acessar alguns programas como o Versamail para ver seus emails e o Google Maps pra você ver as fotografias de satélite do planeta. Para navegar na internet mesmo, vai dar mais um trabalhinho. É que o navegador que vem junto com o Treo parece ser bloqueado para somente acessar a internet a partir da conexão da operadora de celular. Que pena! Mais isso ainda não é nenhum problema. Instale o Opera Mini e está resolvido. Ele é o melhor navegador que existe para Palms. Vamos então a mais algumas dicas:

Acessando o E-Mail:

A primeira coisa que você faz quando vai começar a usar um programa de E-mail de verdade é configurar uma conta. Vou mostrar a configuração que fiz para acessar minha conta Gmail do celular. Não entrarei em detalhes:

Account Name: Conta Gmail (Nome da conta)
Mail Service: Gmail
Next
Username: usuario (nome de usuario do Gmail antes do @)
Password: senha (a mesma que você usa no Gmail)
Next
Email Address: usuario@gmail.com (seu e-mail)
Incoming Mail Server: pop.gmail.com (servidor POP3)
Outgoing Mail Server: smtp.gmail.com  (servidor SMTP)
next
Done (Feito!)

Olha já tenho quatro mensagens novas! Mentira, você nem acessou sua conta ainda... para baixar as mensagens do Gmail direto para seu celular, aperte o botão "Get".

Dica importante: lembra que desligamos a função celular do Palm? Pois bem, o Treo vai perguntar se você quer ligar de novo. Agora responda "YES!". Por algum motivo só funciona se a função celular estiver ativa. Não entendo: se eu me conecto pelo meu PC, pra quê ligar o celular? O que importa é você dizer sim.

Daí pra frente as mensagens serão baixadas uma a uma. Caso você veja alguma mensagem dizendo que o tempo se esgotou: "The connection whith the server timed out, Please try again" Tente novamente e ele vai voltar a baixar as mensagens que faltam.

Acessando a Web com o Opera Mini:

Como eu disse o Opera Mini é a melhor alternativa gratuita para navegar nas páginas da web. Além de ser bonito, é leve, fácil de usar... em fim... simples, elegante e cumpre o que promete. Ele é um navegador desenvolvido por várias pessoas ao redor do mundo e por isso tem versões para diversos idiomas, inclusive o português. Para que ele funcione no seu Treo 700p, você tem que instalar outro programa chamado Java. Esse Java é uma Máquina Virtual projetada exclusivamente para smartphones e PDAs. A Máquina Virtual de que estamos falando não é a da Sun Microsistems, e sim da IBM. Ela recebe o nome de Java IBM Websphere Micro Enviroment. Infelizmente o site da Palm não está mais autorizado a disponibilizar download do Java da IBM. Abaixo estou deixando os links para os dois programas citados neste parágrafo:

Para instalar esses programas você deve usar o programa de sincronização (Hot Sync) que veio com o CD do Treo e que você instalou no seu computador pessoal (você fez isso, né?). Ligue o cabo no celular e comece a sincronização. Durante a sincronização os programas serão instalados no PC. Você já sabe fazer isso (não é?). Se não, procure na internet como instalar programas no Palm através do HotSync.

Tendo instalado ambos, abra o Opera. Ele vai começar se configurar pela primeira vez. Então vai perguntar: "Can Opera Mini use airtime to send or receive...". Responda "Yes". Se ele perguntar se você quer ligar a função telefone, diga "No!". Pronto. Você vai ver a barra de progresso se enchendo. Em alguns segundos vai poder usufruir de seu celular 3G a la Bluetooth. Parabéns!

Pra me despedir, quero dizer que postei este artigo por que não é fácil encontrar dicas na Internet dizendo como compartilhar conexão do PC usando um Palm Treo 700p. Passei um mês desde que comprei esse celular e só agora achei uma solução. Por isso estou disponibilizando este pequeno tutorial para quem mais se interessar. Obrigado por ler até aqui.

Postagens Relacionadas: