sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Lembrança do que não vivi

Escutar uma música antiga é uma experiência que nos traz sensações estranhas e ao mesmo tempo interessantes. Algumas tocam de maneira que nos sentimos na situação de que fala a canção. A música nos leva para dentro dela. Por exemplo agora, enquanto escrevo, escuto "One Love" do U2. A música transforma o estado de humor de qualquer um que se deixe levar pelas ondas sonoras. Qualquer música tem o efeito de trazer de volta pensamentos, sentimentos, sensações vividas. Ao mesmo tempo pode nos mergulhar numa experiência que não tivemos e nos fazer estar como estivessemos vivendo aquilo. As vezes quando escuto as músicas antigas, tipo anos 70 e 80, sinto uma espécie de saudade ou nostalgia. Algumas músicas agradam. Outras, trazem sensações meio desagradaveis, como "socorro, me tirem daqui!!!". O Roberto Carlos de certa forma faz parte de minha vida em alguns dos momentos mais decisivos. Não há uma prova de vestibular ou concurso que eu não escute músicas desse cantor. Como se sabe, essas provas são quase sempre num domingo de manhã. Pois bem, sempre que eu pego ônibus pra ir fazer a prova... lá está o motorista ouvindo a FM 93. O Rei é pé quente, acreditem. Não é que eu me dou bem nas provas! Sou o tipo que aprecia estilos diversos. No entanto não gosto de canções com letras de mal gosto, músicas do tipo que o refrão é basicamente a música toda, letras com rimas bobas... Mas cada qual com seu gosto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário