quarta-feira, 11 de junho de 2008

Upgrade da Placa-mãe VXPRO+ (PCChips M537D)

Recentemente me propus a missão de ressussitar um velho computador que me apareceu. O PC estava guardado num sótom da casa de um amigo meu, todo coberto de ferrugem. Quando abri o computador notei que os componentes internos estavam muito bem conservados, apesar de ter passado no mínimo uns 7 anos por debaixo de outras sucatas caseiras. Conectei a um monitor e um teclado e comecei a tentar ressucitá-lo na base do tentativa e erro (eu não sabia qual o problema que ele tinha antes de ser abandonado). Depois de várias tentativas finalmente consegui fazê-lo voltar à vida.

Ele possuia um processador Pentium MMX 100Mhz, dois módulos de memória de 8MB cada, um HD de 2.4GB pifado e uma placa-mãe de marca PCchips com data de lançamento de 1997, uma placa de vídeo Trident e uma placa de som SoundBlaster (que truava na época). A placa era a VXPRO+ com USB (apenas suporte)e Ultra DMA 33.

Tive então a idéia de fazer aquela lata ter alguma função aqui em casa. Então tive uma idéia original: torná-lo um servidor caseiro (ninguém pensou nisso antes...). A partir daí eu poderia estudar mais a fundo servidores Linux. Então fui logo instalando o Slackware 10 e o Windows 98 em Dual-boot (Lilo). Só que o servidor com 16 MB e Pentium 100Mhz tava muito fraquinho... O jeito era fazer um upgrade pra deixa-lo mais potente na medida do possível.

Foi aí então que começou o trabalhinho que deu para fazer o upgrade do micro.

A primeira coisa que fiz: comprei uma bateria nova. A antiga tava dando erro de CMOS (últimos suspiros da coitada).

Depois comprei um HD PATA de 40GB (apesar de ter saído de linha, comprei por um preço razoavel). Tive que jumpear o HD para que ele funcionasse como um drive de 32GB, de modo a ser reconhecido pela placa VXPRO+.

Comprei um Pentium MMX 233Mhz bem baratinho.

Cmprei dois módulos de memória DIMM PC100 com 64MB cada. O PC velho conhecia, mas só "enxergava" 16 MB de cada módulo, um desperdício.

Ele ficou por um tempo funcionando com essa configuração nova. Mas com a memória num nível ainda tão baixo, o desempenho dele tava terrível quando executava o Linux. Piorava ainda quando eu entrava no modo gráfico do KDE, embora eu tenha feito várias otimizações em sua configuração.

Depois de um tempo, insatisfeito com o baixo desempenho, resolvi pesquisar mais. E consegui encontrar a solução para as memórias PC100. A solução envolvia algo um tanto arriscado: atualização de BIOS. Mesmo um tanto receioso, decidi fazer a atulização da BIOS. Depois dela o computador reconheceu direitinho meus dois módulos PC100 64M!

Essa limitação da controladora de memória da VXPRO+ pode ser contornada com uma simples atualização da BIOS. Além disso, outras limitações foram resolvidas e o PC ficou consideravelmente mais rápido e estável.

Em seguida descreverei os passos para a atualização:

  • A primeira coisa a fazer é verificar a versão da BIOS que está instalada na placa-mãe.
  • Depois é escolher corretamente a atualização baseada nessa versão da BIOS.
  • Uma atualização errada é fatal para a placa-mãe.
  • Em seguida baixar o utilitário de BIOS correto (Award, AMI etc).
  • Então, seguir os passos NESTE TUTORIAL (INGLÊS) para instalar a BIOS nova (Muita calma).
  • Como algumas pessoas têm dificuldades com o idioma inglês fiz uma tradução do TUTORIAL (PORTUGUÊS) (Post Atualizado em 19-08-2008).

A BIOS nova pode ser baixada no site de placas-mãe aposentadas (descontinuadas) da PCChips, AQUI.

O Utilitário de Atualização de BIOS pode ser baixado de um site de produtos descontinuados, também da PCChips, AQUI.

Se você tem CERTEZA que sua placa é do tipo VXPRO+ (Pcchips M537D), você pode baixar diretamente nestes links abaixo:

A minha BIOS antiga era essa: 07/04/97-VXPro+-USB-Ultr-2A5LDH09C-00. Se aparecer essa informação na tela quando você liga o PC, a sua placa é igual à minha.

Observação: é mais seguro usar o utilitário de atualização de BIOS rodando no DOS. Nessa placa não há suporte para atualização a partir do Windows.

Importantíssimo: Não faça essa atualização, a não ser que estaja absolutamente certo do que vai fazer. Se você não entendeu bulhufas do que foi escrito aqui, continue com o Pc do jeito que veio de fábrica mesmo. Não posso me responsabilizar por possíveis danos causados à placa. Só postei o que porque funcionou no meu caso (E como funcionou!).

Nesta postagem tentei resumir o processo de upgrade que fiz em um micro bem antigo que um amigo me deu ao invés de jogar fora. Dei ênfase maior à atualização de BIOS porque o problema da expansão de memória foi o mais difícil de resolver e nos foruns ao redor da Internet ninguém postava uma solução eficaz.

Espero que mais essa postagem ajude outras pessoas com problemas de upgrade semelhantes ao meu. Agradeço por ler até aqui.

13 comentários:

  1. mais e tão complicado assim?
    qual é o risco? eu preciso mesmo q ele reconheça mais do que 32mb e o tutorial ta todo em ingles da pra explicar? valeu na net toda não tem nada igual.

    ResponderExcluir
  2. a e meu email é jeffoliver_87@yahoo.com.br ...

    ResponderExcluir
  3. Olá jefferson o risco é o de acontecer alguma coisa na hora de atualizar a flash bios. A placa simplismente deixaria de funcionar definitivamente (vai pro céu e amém).

    Mas seguindo as instuções direitinho, usando o MS-DOS (original e não aquela janelinha emulada do windows!). Você pode até usar um disquete/CD de boot para usar o DOS. Eu usei um CD de boot que achei por aí na internet (só uns 5MB no máximo).

    Deixe primeiro os arquivos de configuração salvos dentro de algum diretório do disco C:\ e reinicie para acessar os arquivos a partir do disquete/CD de inicialização do MS-DOS.

    Caso sinta dificuldades com o idioma, aqui tem uma tradução automatizada do tutorial. Muito grato. QQ coisa Tamos ae...

    http://www.google.com.br/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.ecs.com.tw%2Fextra%2Fflashutl%2Fawardflash.htm&hl=pt-BR&ie=UTF8&sl=en&tl=pt

    ResponderExcluir
  4. Fiz hoje uma tradução do tutorial apresentado acima e inclui um link para ele.

    http://docs.google.com/Doc?id=d8g8zxm_2fhqjbgcs

    ResponderExcluir
  5. verificando minha vx-pro+, detectei que ela não tem o jumper de voltagem da rom... isso poderia ser uma forma de proteção contra atualização?

    ResponderExcluir
  6. A VXPRO+ não tem esse jumper. Assim, não há de se preocupar com bloqueio de atualização. Essa informação está no tutorial porque ele é um manual geral de atualização, e não da VXPRO+ especificamente.

    Grato pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Cara,vc conseguiu ressussita a minha placa VXPRO+, pois com estas dicas ela ganhara mas folego.

    ResponderExcluir
  8. oi, fis o tutorial assima descrito, tal qual, ela fez a atualização ok, porem ela não quer ligar mais, nao da tela nenhuma

    ResponderExcluir
  9. Olá anônimo. Se ela atualizou com sucesso então não se preocupe. Basta você dar um curto na bios pra zerar seu conteúdo (Use o jumper). Feito isso sua placa vai funcionar com a configuração de BIOS nova.

    Explicação: Quando a gente atualiza a BIOS, a configuração que estava salva antes passa a não ser conhecida pela BIOS nova.

    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  10. oi. ela não reconhece as memoris dimm
    so as edo

    ResponderExcluir
  11. Se você tiver feito a atualização da bios e as memórias DIMM não estão sendo reconhecidas, provavelmente os módulos que você está tentando instalar não são compatíveis.

    Aqui estou usando dois módulos de 64MB (8x8). O manual da placa faz referência aos tipos de memória que podem ser reconhecidos. Um site especializado na placa divulga na internet alguns módulos compatíveis:

    http://www.zarniwoop.force9.co.uk/dimm_res.htm

    Segundo o mesmo site:
    it is possible to use 64Mbit technology SDRAM modules so long as their organisation is 8*8 (look for 8 RAM chips on the DIMM)

    Grato.

    ResponderExcluir
  12. Olá Fabio,

    Quando ligo o micro mostra q minha bios é "05/29/97-VXPro-UMC8670-2A5LAH09C-00". Não é exatamente igual a sua. Eu cheguei a tentar fazer o update para a mesma bios q a sua, mas não foi possível (http://i47.tinypic.com/2rhtzis.jpg).

    Pesquisei um pouco mais, e descobri q minha placa é uma frankstein... ela é uma M735D, com o chipset da bios da M537. Pois o layout da placa, assim como todos os chipsets VXPro, são VXPro+.

    Já q a bios nova da M537D não foi, vou tentar a da M537. Porém estou com uma dúvida em relação ao aplicativo pra fazer o update. awdfl711? awdfl779? awdfl816a? Qual a diferença entre eles? Apenas a versão ou tem alguma influência em sobre o tipo da placa?

    ResponderExcluir
  13. Mestre Fábio: Estõ há anos neste barco, e não é que chegou ate mim uma igualmente enferrujada VX-Pro+ M537D nestes dias?. O cara queria que queria fazer ela funcionar. apenas queria que funcione, isso foi o que ele falou. Belê, resultado: bios atualizada, P-MMX233 (tinha originalmente uma P1-133, 2x64MB DIMM, HD de 4 gb, CD-ROM creative, VGA Alliance ProMotion AT24 16bit, Creative Audio no slot ISA!!!... rodando show um 98 SE da vida. E muito feliz pois eu tinha todos os drivers no meu acervo de CD's PC100 y PC133. Depois de um par de dias testando, daqui a 2 dias será o dia de entregar pro dono este velho guerreiro. Muito obrigado pela guia, Mestre!, sorte encontrei a tua página. Agora eu vou adicionar este sucesso na minha coleção de vitórias junto com a ASUS SP97-XV (K6-2 500mhz, 256MB RAM, com biosmod rodando filê WinNT 2000) e com o M565 Top Gun (MMX233, 128MB RAM, VGA Trident TGUI9440-3) rodando Millennium na boa. Valeu!.

    ResponderExcluir