quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Software Livre em 73% das Grandes Empresas Brasileiras

Uma pesquisa feita pelo Instituto Sem Fronteiras mostra que a maioria das empresas de grande porte já utilzam software livre. A pesquisa foi feita com 1000 empresas de diferentes portes e de diferentes regiões do Brasil. Ela contou com apoio da IBM, Itautec, Intel e Red Hat.

Uma das coisas que mais chamam atenção nos resultados é que, ao contrário do que o senso comum sugeria, as empresas pequenas e de médio porte não são as que mais utilizam o SF. Nas empresas com menos de 100 funcionários a adoção fica apenas em 31%, o que não deixa de ser um percentual significante. Algumas razões para isso foram apontadas: as empresas grandes são mais "fiscalizadas" em relação à pirataria por terem condições de pagar pelos software proprietários. Elas ainda conseguem definir políticas de uso de software, e também implementar e gerir essas políticas de forma eficiente. Devido a esses motivos, as micro e pequenas empresas são mais inclinadas ao uso ilegal de produtos pagos.

Em relação ao mercado de servidores, cerca de 56% das empresas brasileiras adotam software livre. Outras 48%, em aplicações de missão crítica. Algumas aproveitam o recurso da virtualização para aumentar a capacidade dos servidores de responder às requisições de clientes. Essa adesão massiva pode ser explicada pelo seguinte: Os sistemas operacionais livres respondem melhor a demandas que envolvem grande volume de transações, processamento e armazenamento. Contextos em que são essenciais segurança, interoperatividade e disponibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário