domingo, 10 de fevereiro de 2008

Access Out of Memory

Nesses dias tive que fazer um trabalhinho em Access 97, isso mesmo, Access 97... Apesar de bem velhinha, essa versão do Office , instalada sobre um WinNT Workstation, é ainda muito usada em empresas grandes... Ninguém quer pagar mais caro para adquirir licenças para programas que vão fazer a mesma coisa que os antigos já fazem. Pelo menos enquanto o software livre não se torna realidade di factu.

Pois bem, precisei continuar o serviço em casa, devido à falta de tempo no trabalho. No entanto, ao tentar instalar o MS Office 97 no meu computador, não conseguia rodar justamente o Access. Os outros, Word, Excel e tals ficaram funcionando belezinha, consumindo menos de 8 MB! Mas como precisava especificamente do Access, desisti de usar no Windows XP e tentei instalar no Fedora por meio do Wine. Resultado: o mesmo problema.

O erro que dava era sempre o mesmo: Out of Memory (Sem memória suficiente). Mais como? Tenho 1 GB no meu box!

Depois de pesquisar encontrei a causa: O Access 97 não consegue funcionar em computadores com memória tão "grande". A mensagem é de um erro genérico de memória, e não de insuficiência dela.

Solução: Basta instalar a versão 3.5 da Jet Engine que está disponível NESTE LINK.

Ou baixe direto o arquivo: Jet35sp3.exe

Depois da instalação desta atualização da MS Jet Engine, foi possível executar o MS Access 97 tanto no Windows XP quanto no Linux Fedora.

P.S. Parece um retrocesso, mas alguém em algum lugar vai precisar dessa dica, assim como eu precisei. Economiza tempo ao invés de procurar em foruns e foruns sem encontrar uma solução definitiva.

7 comentários:

  1. Olá Fábio
    Você poderia me mandar o video que está postado no Youtube "Some where over the rainbow - What a wanderful world" por e-mail?
    grata,
    Solange

    ResponderExcluir
  2. Claro que sim, Solange!

    Abaixo tem um link para o vídeo. Ele está em um formato AVI. Ele tem somente 12MB. É só baixar e assistir.

    Grato pela visita.

    Clique AQUI

    ou

    Copie e cole na barra de endereço do navegador:
    http://www.4shared.com/file/38644888/88304af9/Some_where_Over_the_Rainbow.html

    ResponderExcluir
  3. Fábio, bom dia.

    "Parece um retrocesso..."

    Retrocesso é a perda deste tipo de informação. Rodei vários fóruns especializados e nenhuma resposta para assuntos "jurássicos". Acabei criando raízes no Access 97 devido aos clientes e precisava desesperadamente de uma solução. Sua dica não quebrou um galho... foi uma árvore inteira.

    Obrigado.

    Sergio Karklin

    ResponderExcluir
  4. Grande Dica!

    Valeu! E Viva o Access 97!

    ResponderExcluir
  5. Pow cara essa parada me ajudou pra caramba!! valeu mesmo

    ResponderExcluir
  6. nao funcionou pra mim!

    ResponderExcluir
  7. O Fábio, eu uso o Access 97 e estou com um problema em um cliente, estão sumindo registros, já fiz de tudo para verificar issu, vc pode me dar uma dica?

    ResponderExcluir