terça-feira, 26 de junho de 2007

Joost pra boi dormir

Hoje testei o Joost em meu computador. O Joost é um serviço da internet que permite a seus usuarios assistirem programação de TV na hora que quiserem. Foi idealizado pelos mesmos criadores do Kaaza e do Skype. Funciona utilizando redes de compartilhamento do tipo P2P, deste modo, depende da quantidade de usuarios assistindo um determinado programa para que ele possa ser transmitido com qualidade. Essa característica é para evitar problemas com congestionamento de servidores. Alguns meios de informação tem falado bastante do Joost antes dele começar a funcionar, como a respeitada Info-Exame.

Neste mês o Joost deixou de depender apenas de convite de amigos e foi liberado para teste do publico internalta em geral. Baixei e testei aqui e a primeira experiência que tive com o programa não foi muito boa.

O serviço ainda está bem limitado em relação a conteúdo. No tocante à imagem e som o programa dá um show, quando não trava constantemente. No meu computador não consegui assistir mais que 5 segundos sem travamento. Isso pode bem ser por causa de minha conexão de banda larga "básica" de 300k. Mas já ouvi falar que independentemente da velocidade de conexão alguns vídeos podem apresentar problemas de transmissão devido ao método de transmissão citado acima, o P2P.

No geral passei mais tempo observando a tela preta dizendo "COMING UP". Pra assistir é preciso muita paciência.

O jeito é esperar para o serviço amadurecer e se tornar realmente o que ele pretende ser. Por enquanto ele ainda não me agradou.

  • Obs: Banda Larga - Conexão analógica que, num sentido geral, provê velocidades maiores que os meros 56K das conexões discadas. O Brasil é 11º no uso desse tipo de conexão.
  • Obs2: Banda Básica - Conexão digital, que geralmente se refere a conexões discadas que utilizam modens dial-up. Ainda é predominante no Brasil.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário