quarta-feira, 6 de junho de 2007

Como Mudar a Raiz do Sistema Linux

Existem situações de manutenção ou recuperação de sistema em que se faz necessário mudar o ponto de montagem onde se encontra o diretório principal do sistema arquivos Linux.

Em meu computador eu tenho tenho várias partições para acomodar os sistemas operacionais que desejo testar e usar. Na medida em que modifico o particionamento e os sistemas instalados, surge a obriagatoriedade de atualizar a configuração do LILO, que é o gerenciador de arranque instalado na MBR de meu PC.

Eu costumo usar esse recurso de troca de raiz de sistema para facilitar o serviço de atualização do LILO quando estou em uma distribuição e o arquivo de configuração, lilo.conf, está em outra partição.

Por exemplo: instalei o LILO a partir do Slackware que está na partição hda2. Estou precisando mexer na configuração do lilo.conf porque quero testar um kernel novo, por exemplo. Só que não quero sair do Debian que é a distribuição que estou usando no momento. Para conseguir mexer no lilo na partição do Slackware vou precisar transferir temporariamente o diretório raiz "/" da partição do Debian para a partição onde o Slackware foi montado.

Os comandos necessários para isso são os seguintes: Montar a outra partição dentro de /mnt: mount -t ext3 /dev/hda2 /mnt
Mudar a raiz para /mnt: chroot /mnt
A partir desses comandos será possível utilizar a outra partição temporariamente para alguma operação de administração. São dois comandos simples, mas úteis.

Observações: o sistema de arquivo pode variar, bem como a partição que se deseja montar. Se o sistema de arquivos for outro é só mudar o argumento depois de "-t". Caso a partição for outra basta mudar o sispositivo de armazenamento /dev/hdaX (ou /dev/sdaX, em caso de SCSI/SATA).

Outros exemplos de montagem:

Montar sistema de arquivos ReiserFS na particao 4 de HD PATA. mount -t reiserfs /dev/hda3 /mnt

Montar sistema de arquivos EXT2 na partição 3 do HD SATA. mount -t ext2 /dev/sda2 /mnt

Nenhum comentário:

Postar um comentário