sexta-feira, 28 de março de 2008

Arquivo da Revista Super Interessante Liberado

A editora Abril liberou no sítio da revista Super Interessante todas as edições desde 1987 até 2006. Nele é possível ler as matérias que fizeram parte dessas edições gratuitamente.

Não é algo comum que uma editora faça isso. Provavelmente seja por motivos de marketing, para atrair novos assinantes intrigados com as coisas deste e do outro mundo.

Apesasr de se tratar de revistas de edições antigas, é bem legal ter disponível esse tipo de material na Internet. Portanto estou deixando um link AQUI para quem achar Super Interessante.

Bom entretenimento.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Desligamento Automático de Computador

Ano passado fiz um programa simples em Java com o intúito de deixar de passar a noite esperando o computador terminar de fazer alguma coisa. Esse pequeno programa que fiz (15 KB apenas!) serve para desligar o computador em um horário determinado por mim mesmo. Decidi disponibilizá-lo aqui neste blog por achar que talvez ele possa ajudar alguém com as mesmas necessidades que eu tive.

Eu costumo deixar o PC ligado noite a dentro para baixa arquivos e manipular vídeos com o FFMPEG vez por outra. Essas tarefas necessitam que o computador fique ligado horas a fio até que ele conclua seu processamento ou download. A espera da finalizacao dessas tarefas pode ser bem cansativa. Foi a partir desse problema que tive a idéia de criar um programinha simples para ter mais conforto. Com ele basta agendar o horario de desligamento e deixar o computador desligar sozinho.

Baixe aqui o Programa de Desligamento em Java.

Apesar da linguagem utilizada (Java) ser multiplataforma, o programa somente funcionará em máquinas rondando o sistema operacional Window$. O meu programa utiliza comandos internos do MS-DOS para conseguir desligar o computador.

Outra razão para este programa servir apenas para o Window$ é a que os sistemas operacionais Unix-like têm sua propria ferramenta de desligamento em modo texto. E tal ferramenta é bem conhecida. Qualquer usuário Linux de nível iniciante sabe usar o comando shutdown. Por isso não há necessidade de meu programa em ambientes Linux.

Espero que este programa possa dar algumas horinhas a mais de sono para quem usar ele.

Bons sonhos...

sábado, 8 de março de 2008

Placa de TV Kworld no Linux

Postagem atualizada em 16/01/2010. Leia comentários.

Há alguns meses comprei uma placa de TV para assistir e gravar programas de televisão em meu computador. A placa que comprei é a "Kworld PlusTV analog lite PCI". O preço dela foi relativamente barato.

Depois de instalá-la fisicamente, fiz a instalação dos drivers no Windows XP, para testá-la. Fiquei um pouco decepcionado com algumas coisas: a taxa de quadros ficou muito baixa, o vídeo é processado com atrazo de alguns décimos de segundo. Quando testei com uma TV de verdade ao lado percebi claramente o atraso, tanto de vídeo como de áudio. Além do mais, o programinha Hipermidia é muito ruim, e pesado também. Apesar disso tive que me conformar, pois era isso que se esperava de uma placa barata.

Só que atualmente utilizo mais o Linux que o Windows. Como nenhumas das distribuições que uso conseguiu configurar, nem mesmo detectar a placa, tive que sair procurando pela Internet. Depois de tentar várias sugestões espalhadas e de ler outros tantos tutoriais, consegui encontrar uma solução simples. Isso deu muito trabalho. Por isso, estou disponibilizando aqui no meu blog a solução que encontrei.

Tudo que é necessário fazer é incluir estas linhas abaixo num arquivo chamado /etc/modprobe.d/televisao. Só isso (além de ter já ter um visualizador de TV instalado, como o XawTV). A maioria das distribuições atuais vêm com os drivers necessários para trabalhar com essa placa da KWorld. Depois de acrescentar essas linhas e reiniciar o sistema, a placa deverá ser reconhecida e funcionará corretamente.

  • alias char-major-81 videodev
  • alias char-major-81-0 saa7134
  • options saa7134 card=153 tuner=56

Em que:

  • SAA7134 é o driver que deverá ser carregado para que a placa funcione;
  • Card=153 diz qual é o modelo da placa;
  • Tuner=56 diz qual é o modelo do sintonizador.

Quando finalmente consegui assistir TV no linux fiquei contente, não apenas por ter resolvido o problema que me custou alguns neurônios, mas porque a qualidade de imagem ficou melhor que no Windows! Isso que estou dizendo não é coisa de quem gosta de criticar o Windows. Realmente ficou melhor. O atraso incômodo de alguns décimos de segundo não aconteceram mais! O som e o vídeo estão saindo no tempo certo. Isso parece bastante interessante: A empresa que montou a placa de TV constroi seus drives pensando no Windows (tem até certificação pro Vishhta), mesmo assim, ela funciona melhor no Linux...

Observação: Não esqueça de conectar um cabo de audio (RCA) saindo do da placa de TV para a entrada Line-in da placa de som do sistema. A placa de TV tem seu próprio processador de som, o qual deve ser conectado à entrada da placa-mãe/placa-de-som.

Observação 2: Esta dica também serve para a placa Kworld/Tevion V-Stream Xpert TV.

Caso isso não ajude encontrei um tutorial completo sobre placas de captura baseadas no chip SAA7134. Visitem o blog do Tadeu Ramos para ver o tutorial: http://tadeuramos.com.br/?p=104. Ou clique AQUI.

Caso esta dica seja útil, ou você tem alguma coisa a dizer, sinta-se a vontada para comentar.