Este ano está sendo celebrado o centenário de Imigração Japonesa para o Brasil. Há um século chegaram os primeiros japoneses ao estado de São Paulo. Trabalhariam como assalariados nas lavouras e em algumas industrias da época.
Depois de ser praticamente arrasado na Segunda Grande Guerra, o Japão, depois de maciços investimentos em educação, tornou-se uma das maiores potências mundiais nos campos econômico e tecnológico.
O Japão também pode ser considerado uma potência cultural, dado sua multidão de fãs (otaku) de animes, mangás, jogos, música, estilo, lingua etc.
Devido a essas coisas hoje a corrente imigratória se inverteu. Tem pelo menos uns 300 mil brasileiros trabalhando e morando lá no Japão.
Levando em consideração o momento de comemoração do centenário de imigração e pensando na importância da contribuição japonêsa na formação de parte da cultura brasileira, proponho nesta postagem a visita a um projeto muito interessante: o Otaku Project. Trata-se de um site que se dedica a ensinar o idioma japonês de maneira fácil e totalmente gratúita. O visitante tem a oportunidade de aprender desde as três escritas fascinantes dos japonêses até aos detalhes da gramática. É um sítio altamente recomendado para os interessados na cultura japonesa, começando pelo idioma em si. E é obrigatório para os Otaku.
Acesse o link do Otaku Project, AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário