sábado, 28 de junho de 2008

Informática para Concursos

Para quem vai prestar prova de concurso que exige conhecimentos de informática, uma dica interessante é visitar o site do professor Leite Junior. Seu site tem um material didático rico e bem atualizado.

O Professor Leite Júnior tem uma longa experiência de ministério magistério, ensinando informática. Ministrou aulas em alguns dos cursos preparatórios mais importantes de Fortaleza. Além de ter prestado serviço para outras instituições como o SENAC, Unimed, CDL e Bolsa de Valores. Tem experiência em desenvolvimento de várias aplicações em ambientes desktop, servidor e redes.

Em seu sítio é possível baixar apostilas, baixar aplicativos, conferir notícias e editais sobre concursos públicos etc. O site é interessante até para os que pretendem rever seus conhecimentos em informática, mesmo que não venham a prestar concurso.

Visite o sítio, clicando AQUI.

Bons estudos.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Firefox 3

Há alguns dias foi lançado o Firefox 3, a mais nova versão do navegador mantido pelo projeto Mozilla com a colaboração de milhares de pessoas ao redor do mundo.

A nova versão traz consigo 15.000 melhorias para deixar o navegador mais rápido, seguro, estável e de código mais simplificado.

Baixe agora o Firefox totalmente em português:

Se preferir você pode também conferir as novidades no site do Firefox, clicando AQUI.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Método GET com Javascript

A passagem de parâmetros entre páginas da web é usada constantemente na Internet. Essa forma de comunicação entre as páginas de um site é comumente processada por um servidor HTTP como o Apache. Existem dois métodos bem famosos de passagem de parâmetros: o GET e o POST.

A passagem de parâmetros acontece mais ou menos assim: No lado do cliente, os dados são incluidos na URL da próxima página (método GET) ou os dados são enviados em um formulário oculto para a próxima página (metodo POST); O cliente envia uma requisição HTTP para a URL que irá processá-los; quando a requisição chega ao servidor HTTP, ela será processada usando alguma linguagem como PHP ou CGI; Os parâmetros serão traduzidos em variáveis acessíveis aos programas escritos nessas linguagens; Depois desse processamento o servidor retorna a requisição do cliente.

No entanto, não é sempre que teremos disponível um servidor HTTP. Há situações em que necessitamos fazer algo sem a necessidade ou possibilidade do uso PHP(ou qualquer outra linguagem que rode no lado do servidor).

Para resolver um probleminha que tive na passagem de parâmetros entre páginas de um aplicativo DHTML que estou desenvolvendo, tive que bolar uma alternativa. Foi então que criei um código em Javascript que simulam o método GET.

A idéia é simples: o script pega a url completa; interpreta ela; separa a parte do endereço e a parte dos parâmetros; cria um dicionário que consiste numa lista apelidada e indexada dos parâmetros; no final, os parâmetros viram variáveis de Javascript residentes na memória; essas ficam disponíveis enquanto a página estiver sendo visitada.

O arquivo que criei é um script que interpreta parâmetros passados juntos com a URL e os transforma em variáveis de Javascript. Ele pode ser usado em situações simples que não exigem o uso de PHP ou CGI. Pode substituir até certo ponto o uso de $GET e $POST no PHP em alguns casos.

Se você se interessar pelo script, eu deixei uma cópia no site Pastebin. Sinta-se a vontade para sugerir melhorias caso encontre algum erro no código. Para ver o código clique AQUI.

Para baixar o arquivo basta clicar neste link: JS_GET. Não esqueça de renomeá-lo para "js_get.js" quando baixar.

Como usar:

Basta incluir este código na página que irá processar os parâmetros. Para isso, inclua este arquivo usando a tag:

<script language="javascript" type="text/javascript" src="js_get.js"/>

Para obter os parâmetros, basta chamar a função "GET" assim:

var variavel = js_get.get("nome_parametro");

Pode-se ainda obter os parâmetros informando índices (que são números de sequência):

var variavel = js_get.index(indice_parametro);

Ou, caso seja útil, pode-se também obter um array contendo todos os valores passados ordenadamente (mas sem os nomes dos parâmetos):

var array_variaveis = js_get.values();

O código está aberto segundo a licença GPL. Você pode, portanto, contribuir da sua maneira para que ele seja melhorado. Fique a vontade para modificá-lo. Só pesso pra se lembrar de quem o concebeu.

Obrigado por ler até aqui.

sábado, 21 de junho de 2008

Aprenda Italiano com a RAI

Mais um sítio bastante interessante para aprender um idioma é o site Italica da RAI. Nele o estudante/interessado conta com vários recursos didáticos, assim como seus semelhantes em outros países. Todo o curso se dá numa aplicação online feita em flash.

Para quem não conhece a RAI é uma rede pública de rádio e TV na Itália. Existe uma tendência de que as grandes emissoras ofereçam cursos online da língua materna. Essas empresas têm interesse de expandir seu público ao redor do mundo, como é o caso da BBC, da Deutche Welle e da própria RAI. Provavelmente a Globo também faça algo parecido para ensinar o português brasileiro.

O curso da RAI está disponível NESTE LINK.

Bom aprendizado.

Aprenda Japonês com a NHK

Esta postagem pretende complementar a postagem anterior que tratava do centenário de imigração japonesa e do site Otaku Project.

Assim como a BBC e a Deutche Welle oferecem cursos online gratuitos de inglês e alemão, respectivamente, a NHK também tem um espaço especial para ensinar a estrangeiros a lingua japonesa. A NHK é uma rede pública de comunicação japonesa.

Seu site é bem interessante. Utiliza aulas em mp3, podcast, vídeos, desenhos, arquivos pdf etc. Algumas aulas são tão simples que podem ser indicadas para crianças. Para os que nunca estudaram japonês antes, existe um módulo chamado "Leo no Japão" que tem por objetivo ensinar as 100 expressões japonesas mais importantes no dia-a-dia.

Baixei para testar algumas aulas em MP3 do módulo Leo no Japão e gostei bastante. Sem nenhuma dificuldade aprendi algumas expressões do usuais da língua.

É um sítio recomendado para quem está querendo aprender japonês.

Gostou da dica? Então, aprenda japonês AGORA, clicando AQUI.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Aprenda Japonês com o Projeto Otaku

Este ano está sendo celebrado o centenário de Imigração Japonesa para o Brasil. Há um século chegaram os primeiros japoneses ao estado de São Paulo. Trabalhariam como assalariados nas lavouras e em algumas industrias da época.

Depois de ser praticamente arrasado na Segunda Grande Guerra, o Japão, depois de maciços investimentos em educação, tornou-se uma das maiores potências mundiais nos campos econômico e tecnológico.

O Japão também pode ser considerado uma potência cultural, dado sua multidão de fãs (otaku) de animes, mangás, jogos, música, estilo, lingua etc.

Devido a essas coisas hoje a corrente imigratória se inverteu. Tem pelo menos uns 300 mil brasileiros trabalhando e morando lá no Japão.

Levando em consideração o momento de comemoração do centenário de imigração e pensando na importância da contribuição japonêsa na formação de parte da cultura brasileira, proponho nesta postagem a visita a um projeto muito interessante: o Otaku Project. Trata-se de um site que se dedica a ensinar o idioma japonês de maneira fácil e totalmente gratúita. O visitante tem a oportunidade de aprender desde as três escritas fascinantes dos japonêses até aos detalhes da gramática. É um sítio altamente recomendado para os interessados na cultura japonesa, começando pelo idioma em si. E é obrigatório para os Otaku.

Acesse o link do Otaku Project, AQUI.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Revista Trabalho (MTE)

O Ministério do Trabalho e do Emprego produziu e disponibilizou, por meio de sua assessoria de comunicação social, a primeira edição da Revista Trabalho. Essa publicação contará com edições trimestrais em formato PDF. Ela pode ser baixada do sítio do MTE.

Na sua primeira edição, correspondente aos meses de maio, junho e julho de 2008, a revista aborda diversos assuntos relacionados ao mercado de trabalho e às ações que MTE promove. Dentre os assuntos estão: FGTS, geração de emprego, qualificação, seguro-desemprego, licença maternidade, empreendedorismo etc.

A Revista Trabalho está livre para quem quiser baixar, AQUI.

A iniciativa é bem interessante visto que é material produzido pela instituição que detêm as informações mais precisas sobre o mercado de trabalho, devido à sua enorme base de dados -- CAGED, RAIS etc. Também porque ela atua na divulgação e na defesa dos direitos dos trabalhadores -- seguro desemprego, qualificação e por aí vai...

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Upgrade da Placa-mãe VXPRO+ (PCChips M537D)

Recentemente me propus a missão de ressussitar um velho computador que me apareceu. O PC estava guardado num sótom da casa de um amigo meu, todo coberto de ferrugem. Quando abri o computador notei que os componentes internos estavam muito bem conservados, apesar de ter passado no mínimo uns 7 anos por debaixo de outras sucatas caseiras. Conectei a um monitor e um teclado e comecei a tentar ressucitá-lo na base do tentativa e erro (eu não sabia qual o problema que ele tinha antes de ser abandonado). Depois de várias tentativas finalmente consegui fazê-lo voltar à vida.

Ele possuia um processador Pentium MMX 100Mhz, dois módulos de memória de 8MB cada, um HD de 2.4GB pifado e uma placa-mãe de marca PCchips com data de lançamento de 1997, uma placa de vídeo Trident e uma placa de som SoundBlaster (que truava na época). A placa era a VXPRO+ com USB (apenas suporte)e Ultra DMA 33.

Tive então a idéia de fazer aquela lata ter alguma função aqui em casa. Então tive uma idéia original: torná-lo um servidor caseiro (ninguém pensou nisso antes...). A partir daí eu poderia estudar mais a fundo servidores Linux. Então fui logo instalando o Slackware 10 e o Windows 98 em Dual-boot (Lilo). Só que o servidor com 16 MB e Pentium 100Mhz tava muito fraquinho... O jeito era fazer um upgrade pra deixa-lo mais potente na medida do possível.

Foi aí então que começou o trabalhinho que deu para fazer o upgrade do micro.

A primeira coisa que fiz: comprei uma bateria nova. A antiga tava dando erro de CMOS (últimos suspiros da coitada).

Depois comprei um HD PATA de 40GB (apesar de ter saído de linha, comprei por um preço razoavel). Tive que jumpear o HD para que ele funcionasse como um drive de 32GB, de modo a ser reconhecido pela placa VXPRO+.

Comprei um Pentium MMX 233Mhz bem baratinho.

Cmprei dois módulos de memória DIMM PC100 com 64MB cada. O PC velho conhecia, mas só "enxergava" 16 MB de cada módulo, um desperdício.

Ele ficou por um tempo funcionando com essa configuração nova. Mas com a memória num nível ainda tão baixo, o desempenho dele tava terrível quando executava o Linux. Piorava ainda quando eu entrava no modo gráfico do KDE, embora eu tenha feito várias otimizações em sua configuração.

Depois de um tempo, insatisfeito com o baixo desempenho, resolvi pesquisar mais. E consegui encontrar a solução para as memórias PC100. A solução envolvia algo um tanto arriscado: atualização de BIOS. Mesmo um tanto receioso, decidi fazer a atulização da BIOS. Depois dela o computador reconheceu direitinho meus dois módulos PC100 64M!

Essa limitação da controladora de memória da VXPRO+ pode ser contornada com uma simples atualização da BIOS. Além disso, outras limitações foram resolvidas e o PC ficou consideravelmente mais rápido e estável.

Em seguida descreverei os passos para a atualização:

  • A primeira coisa a fazer é verificar a versão da BIOS que está instalada na placa-mãe.
  • Depois é escolher corretamente a atualização baseada nessa versão da BIOS.
  • Uma atualização errada é fatal para a placa-mãe.
  • Em seguida baixar o utilitário de BIOS correto (Award, AMI etc).
  • Então, seguir os passos NESTE TUTORIAL (INGLÊS) para instalar a BIOS nova (Muita calma).
  • Como algumas pessoas têm dificuldades com o idioma inglês fiz uma tradução do TUTORIAL (PORTUGUÊS) (Post Atualizado em 19-08-2008).

A BIOS nova pode ser baixada no site de placas-mãe aposentadas (descontinuadas) da PCChips, AQUI.

O Utilitário de Atualização de BIOS pode ser baixado de um site de produtos descontinuados, também da PCChips, AQUI.

Se você tem CERTEZA que sua placa é do tipo VXPRO+ (Pcchips M537D), você pode baixar diretamente nestes links abaixo:

A minha BIOS antiga era essa: 07/04/97-VXPro+-USB-Ultr-2A5LDH09C-00. Se aparecer essa informação na tela quando você liga o PC, a sua placa é igual à minha.

Observação: é mais seguro usar o utilitário de atualização de BIOS rodando no DOS. Nessa placa não há suporte para atualização a partir do Windows.

Importantíssimo: Não faça essa atualização, a não ser que estaja absolutamente certo do que vai fazer. Se você não entendeu bulhufas do que foi escrito aqui, continue com o Pc do jeito que veio de fábrica mesmo. Não posso me responsabilizar por possíveis danos causados à placa. Só postei o que porque funcionou no meu caso (E como funcionou!).

Nesta postagem tentei resumir o processo de upgrade que fiz em um micro bem antigo que um amigo me deu ao invés de jogar fora. Dei ênfase maior à atualização de BIOS porque o problema da expansão de memória foi o mais difícil de resolver e nos foruns ao redor da Internet ninguém postava uma solução eficaz.

Espero que mais essa postagem ajude outras pessoas com problemas de upgrade semelhantes ao meu. Agradeço por ler até aqui.

domingo, 8 de junho de 2008

Concurso PM Ceará 2008

Será anunciado amanhã o concurso da Polícia Militar do Estado do Ceará, o qual promete 2.000 vagas. O Secretário de Segurança Roberto Monteiro dará todos os detalhes sobre o certame em uma coletiva que será dada às 11h desta segunda-feira (09/06/2008), na sala de reunião da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. O salário pode chegar a R$ 1.900,00. O concurso será organizado pela Cespe/UNB.

Do total das vagas que serão ofertadas, parte dos aprovados será alocada no projeto Ronda do Quarteirão, que conta com viatruras muito bem equipadas no combate ao crime nas ruas de Fortaleza e Região Metropolitana.

Informações sobre o concurso estarão disponíveis no sítio da Cespe/UnB, clicando AQUI.

RESUMO:

  • Concurso: PM Ceará 2008
  • Vagas: 2 Mil (Ensino Médio)
  • Cadastro de reserva: não
  • Salários: até 1.909,53
  • Organizadora: Cespe/UnB
  • Edital previsto: 09/06/2008
  • Convocação prevista: inicio de 2009

sábado, 7 de junho de 2008

50 Aplicativos Financeiros Open Source

O site Reward Programs postou um artigo no qual indica 50 ferramentas formidáveis voltadas para finanças. Todas elas estão disponíveis como projetos Open Source, nos quais pessoas comuns contribuem de forma construtiva e colaborativa no desenvolvimento de softwares. Como o próprio site diz, "uma das coisas mais legais do Open Source é que você sabe que o software que você está usando foi feito por pessoas de verdade, que conhecem as necessidades reais do dia-a-dia".

No artigo citado eles recomendam vários projetos bastante interessantes: gerenciadores financeiros, gerenciadores de negócios, de investimentos, e calculadoras.

Confira a lista completa de aplicativos clicando AQUI.

Entre os projetos indicados, está o Finanx FX12C, mantido por este reles ser humano a quem vos fala. O Finanx pretende ser um ambiente de auxilio nas finanças pessoais. A calculadora que emula uma HP12C é a primeira parte deste projeto.

O Finanx ainda foi citado em outro site: Go Needed, que trata de projetos feitos em java.

Olha aí... Olha o meu guri, olha ai... ; )

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Concurso Serpro 2008 Anunciado

O Serpro anunciou hoje a confirmação de concurso público que oferecerá 616 vagas para técnicos e analistas. O certame será organizado pela Cespe/UnB e realizado em 18 das principais cidades brasileiras. Os cargos serão bem variados, especialmente para os de nível superior. Esta é a primeira vez que o Serpro fará cadastro de reserva. Os salários serão de R$ 2.306,06 para o nível superior e de R$ 1.325,03 para o nível técnico. O edital está previsto para sair agora em junho (06/2008). Os aprovados serão convocados a partir de novembro (11/2008).

Veja na íntegra o anúncio oficial, clicando AQUI.

RESUMO:

  • Concurso: Serpro 2008
  • Vagas: 616 (analista e técnico)
  • Cadastro de reserva: sim
  • Salários: 2.306,06 (analista), 1.325,03 (técnico)
  • Organizadora: Cespe/UnB
  • Edital previsto: 06/2008
  • Convocação prevista: 11/2008