domingo, 30 de dezembro de 2007

Recuperação do Grub Após Instalação do Windows

Quando instalamos o Windows XP, o S.O. instala na MBR seu próprio gerenciador de boot. Para quem utiliza na mesma máquina alguma versão do Linux juntamente com o Windows isso não é bom. O gerenciador de boot que comumente é ou LILO ou GRUB é sobrescrito na MBR. Com ele se vai possibilidade de escolher entre diferentes sistemas operacionais.

Eu tive este tipo de problema quado instalei o Windows depois do Linux. Daí pesquisei e compilei um conjunto de passos para resolver este problema para meu caso particular. Utilizo alguns sistemas operacionais instalados em minha máquina: Windows XP, Vishta, Debian, OpenSuse e Fedora. E gosto do gerenciador de arranque GRUB. A compilação resultou de um passo-a-passo que demostrarei a seguir. Tenha em mente que este método serve para resolver um caso particular (Windows,Linux,Grub), no entanto pode servir para outros casos.

Requisitos:

Já ter um arquivo grub.conf o qual foi configurado antes da reinstalação do windows. Ter em mãos o CD/DVD de instalação do Linux que tenha o Grub. O mesmo vai ser utilizado como disco de boot.

Este método utiliza o próprio CD/DVD de instalação do Linux. Abaixo segue o passo-a-passo para se conseguir voltar a ter o gerenciador de boot do GRUB.

1. Ligar o computador com o DVD de instalação do Linux no drive de CD/DVD;

2. Quando aparecer a tela principal de instalação, escolher algo parecido com "rescue mode" e [ENTER]. Procure entrar em uma opção de console de recuperação, tipo terminal.

3. Se for pedido, escolher o idioma Portuguese(brazilian) e teclado br-abnt2. Escolher, também, não inicializar rede.

4. Chamar o programa do GRUB:

#> grub

5. Encontrar onde (em que partição) se encontra a instalação do grub a recuperar:

grub> find /boot/grub/stage1

6. Determinar para o GRUB onde o diretório root do linux se encontra:

grub> root (hd0,0)

7. Instalar as informações do arquivo grub.conf na MBR:

grub> setup (hd0)

8. Se não quiser instalar na MBR isso pode ser feito em uma partição:

grub> setup(hd0,X)

Este processo funcionou para recuperar a instalação do Fedora 7, a qual ficou inacessível depois que reinstalei o Window$ Vishta. Depois disso pude ter de volta o gerenciador de boot do GRUB para poder escolher qual S.O. carregar na hora do boot.

Obs.: Esta postagem foi adaptada de outra postagem publicada no meu outro blog em fevereiro de 2007. Aquela falave da recuperação do Grub em uma máquina com o Windows XP e o Fedora Core 5. Eu apenas simplifiquei ela, tirando passos que depois percebi ser desnecessários.

Um comentário:

  1. Olá Fábio,
    Estou tentando localizar um tutorial teu, sobre a Recuperação do Grub: Autoria Fábio Marcelo de Lima, espero que seja você, foi em 03 de setembro de 2008, Lembro que inicia com a orientação de teclar CONTROL+aLT+F1... Não consigo achar na net, tinha só em folha e perdi, era o que mais utilizava quando eu precisava, abraço msn: elioffborges@msn.com site www.10bpm.com

    ResponderExcluir