Hoje, tive dificuldades na conversão algumas vídeo aulas para o concurso da Caixa. Os arquivos de vídeo que baixei estavam com a extensao RMVB, de um formato proprietário da Real Media. Não é fácil encontrar uma ferramenta que converta a contento e sem pagar por isso.
Dos programas que testei o único que funcionou satisfatoriamente foi o Media Coder. O melhor de tudo é que não foi necessário fazer nenhum registro, muito menos comprar uma licença de uso. Ele é distribuído livremente como projeto Open Source no sítio Source Forge. Foi escrito utilizando a API Win32, o que descarta a necessidade da instalação outros softwares, como a Máquina Virtual Java ou a Plataforma dotNET.
O programa pode ser baixado clicando neste link (http://baixaki.ig.com.br/download/MediaCoder.htm).
Apesar da interface do programa ser bem carregada de controles, e de botões pra tudo quanto é lado, isso nao impede que o usuário faça suas conversões. Com alguns poucos conhecimentos acerca de CODECs, taxas de bits, formatos, multiplexação etc, pode-se converter uma gama enorme de arquivos.
Uns meses atrás falei de uma ferramenta muito rápida e versátil para conversão e edição de vídeos, o FFMPEG. Continuo achando que o FFMPEG é um dos melhores no quesito desempenho, por ser baseada em comandos de terminal. Mas eh sempre bom encontrarmos alternativas para os casos de excessão, quando o nosso software preferido não consegue fazer uma tarefa específica. O Media Coder é uma dessas alternativas alternativa. Outra que eu poderia citar é o Virtual Dub, que é quase completo. Mas isso é assunto para uma futura postagem.
O fato é que consegui converter os arquivos no formato RMVB, transformando-os em AVI, embora tenha havido uma pequena dissincronia entre audio e vídeo. Mas isso já não é culpa do programa. E, sim, do formato cujo nome já revela: Real Media Variable Bitrate (Taxa de Bits Variável). Odeio taxa variável de bits. O ganho que ela proporcionam na compressão não é tão compensatório. E quando os vídeos gravados dessa maneira vão ser convertidos sempre apresentam diferenças de tempo entre audio e vídeo.
Taí mais uma dica.
Oi Fábio.
ResponderExcluirMuito interessante a sua matéria sobre o MediaCoder.
Uso o programa desde 2006, na versão 0.3.5, e agora a família 0.6.1 tem surpreendido positivamente, após os problemas seguidos encontrados na família 0.6.0, uma sucessão de bugs...
Se quiser, visite meu blog para maiores detalhes:
http://netoi.blogspot.com/
Seu trabalho é excelente.
Até mais!
Olha... Tenho o MediaCoder. Add o arquivo RM. mando converter para outro formato, e só converte o audio, a imagem some. Você sabe o que é?
ResponderExcluirVlws. Se puder manda a resposta pro meu email: ivanildo_filho@yahoo.com.br. Se n puder dpois apareço por aqui.