quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Instalando o JDK no Linux

Este artigo pretende ajudar quem tem dificuldades de instalar o Kit de Desenvolvimento Java no Linux. Vamos sem rodeios aos passos:

Baixe a mais nova versão do JDK no site da Sun. Escolha a versão que mais se adequa ao seu sistema. Basicamente tem duas: i586 e AMD64. Neste artigo escolhi a JDK 6 para PCs i586. Usaremos o pacote JDK 6 Update 3: jdk-6u3-linux-i586.bin

Link de download AQUI.

Extraia os arquivos dentro do pacote bin.

./jdk-6u3-linux-i586.bin

Como resultado da extração desse pacote, surgirá no mesmo diretório uma pasta de nome "jdk1.6.0_03".

Copie a pasta "jdk1.6.0_03" criada para dentro do caminho "/usr/lib". Na linha de comando fica assim:

cp -r jdk1.6.0_03 /usr/lib/jdk1.6.0_03

Depois disso a pasta do JDK estará no seu lugar correto. Só que ela continua invisível para o sistema. Para que possamos utilizar a instalação nova, precisamos criar ligações (links) dentro da pasta "/usr/bin" do sistema linux. Sem essas ligações o sistema não reconheceria os comandos java.

Criando ligações simbólicas:

ln -s /usr/lib/jdk1.6.0_03/bin/java /usr/bin/java

Este comando cria uma ligação para o executável java para dentro da pasta de executáveis do sistema "/usr/bin". Caso já exista uma ligação nesta pasta, delete-a com o comando rm /usr/bin/java e repita o comando acima.

Se a istalação tiver tido exito, o sistema irá reconhecer o java. Para testar digite o comando abaixo para ver qual é a versão atual java instalada. Se for 1.6.0-03 então Funcionou!

java -version

É preferível que sejam criados links para outros executáveis java como o seu compilador (javac). O comando apropriado é esse abaixo:

ln -s /usr/lib/jdk1.6.0_03/bin/javac /usr/bin/javac

Alguns passos mostrados nesta postagem são bem genéricos. Os programas em linux geralmente têm seus diretórios instalados dentro da pasta "/usr/lib". Depois dessa "instalação" basta fazer um link para o executável principal e colocar esse link dentro de "/usr/bin". Este post descreve especificamente a instalação do Java, mas alguns passos aqui também podem ser usados para outros programas como o Mozilla Firefox, por exemplo. Depois de todos esses passos se o usuário quiser fazer um serviço mais completo pode incluir o programa no seu menu iniciar, usando o gerenciador de menus que veio com sua distribuição.

Um comentário: