Muitos usuários de linux e amd64 se queixam de não existir uma versão do flash player para a arquiterura Linux x86-64. A Adobe disponibiliza em seu site apenas três versões do flash para usuários Linux, e todas para x86. Não se sabe as rasões da Adobe não compilar uma versão para processadores 64 bits. Será por motivos mercadológicos para favorecer a Intel, que não teve tanto sucesso com seus processadores 64 bits quanto os da AMD?
Mas indo ao que interessa. É possível, sim, instalar o flash em um computador que roda Linux e usa processador AMD64. E não é difícil. Como sabemos, a linha de processadores 64 da AMD mantém instruções do tipo 32 bits e pode muito bem funcionar em modo 32, como se fosse um x86. Dessa forma o que vai influenciar mais talvez não seja nem o processador, mas sim o sistema operacional. Eu fiz aqui um simples teste que funcionou. E vou repassar o que fiz aqui em meu PC.
A distribuição que estou testando atualmente é o OpenSuSE. O navegador sempre uso é o Firefox. Não gosto do Konqueror. Em relação a hardware, resumidamente grosseiramente, meu PC tem um processador Athlon 64 e 1 GB de memória.
Para instalar o Flash fiz o seguinte:
Baixei o plugin do site da Adobe, AQUI;
Link do site da Adobe: http://www.adobe.com/br/
Descompactei o arquivo baixado usando estas dicas, AQUI;
Comando para descompactar:
tar -vzxf install_flash_player_9_linux.tar.gz
Editei o arquivo "flashplayer-installer";
Na verdade, o que impede o flash de ser instalado é só uma linha de comando shell dentro do arquivo "flashplayer-installer". Esse comando, que é uma estrutura de controle CASE aninhada num SWITCH, faz uma checagem do tipo de arquitetura de processador existente no PC. Se a plataforma não for do tipo x86, ele vai chiar e não vai deixar instalar o flash. Para burlar isso, basta mudar uma linha do arquivo como mostrado embaixo:
# check architecture
TEMPARCH=`uname -m`
case $TEMPARCH in
#i[3456]86) Linha Original. Basta comentar esta linha usando um '#'.
x86_64) # Linha Mudada. Basta adicionar esta linha.
ARCH=i386
;;
*)
exit_cpu $TEMPARCH
;;
esac
E digitei os comandos necessários para instalação;
Como o arquivo script de instalação foi alterado, o flash será instalado sem problemas no computador! Depois a sequencia de passos que usei para instalar foi essa:
- Executei o script de instalação em shell:
./flashplayer-installer
- Indiquei o caminho da pasta do Firefox:
/usr/lib/firefox
- Confirmei que queria instalar:
y
- Respondi que não queria fazer outra instalação:
n
Resumindo, basta editar o arquivo de instalação. Ele é a única coisa que impede a instalação do Flash Player em computadores Linux AMD64. Depois que fiz essas coisas o flash funcionou direitinho no Firefox.
Olá, no meu pc não funcionou. Não entendi a parte onde tem x86_64) !!! poderia me explicar melhor? pode enviar para kasei_es@hotmail.com
ResponderExcluirDesde já agradeço a sua atenção