quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Software Livre em 73% das Grandes Empresas Brasileiras

Uma pesquisa feita pelo Instituto Sem Fronteiras mostra que a maioria das empresas de grande porte já utilzam software livre. A pesquisa foi feita com 1000 empresas de diferentes portes e de diferentes regiões do Brasil. Ela contou com apoio da IBM, Itautec, Intel e Red Hat.

Uma das coisas que mais chamam atenção nos resultados é que, ao contrário do que o senso comum sugeria, as empresas pequenas e de médio porte não são as que mais utilizam o SF. Nas empresas com menos de 100 funcionários a adoção fica apenas em 31%, o que não deixa de ser um percentual significante. Algumas razões para isso foram apontadas: as empresas grandes são mais "fiscalizadas" em relação à pirataria por terem condições de pagar pelos software proprietários. Elas ainda conseguem definir políticas de uso de software, e também implementar e gerir essas políticas de forma eficiente. Devido a esses motivos, as micro e pequenas empresas são mais inclinadas ao uso ilegal de produtos pagos.

Em relação ao mercado de servidores, cerca de 56% das empresas brasileiras adotam software livre. Outras 48%, em aplicações de missão crítica. Algumas aproveitam o recurso da virtualização para aumentar a capacidade dos servidores de responder às requisições de clientes. Essa adesão massiva pode ser explicada pelo seguinte: Os sistemas operacionais livres respondem melhor a demandas que envolvem grande volume de transações, processamento e armazenamento. Contextos em que são essenciais segurança, interoperatividade e disponibilidade.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Finanx FX-12C-0.0.8

Saiu hoje outra versão da calculadora financeira que estou desenvolvendo. Dessa vez foi corrigido o visor e a fonte foi substituida por uma mais parecida com as um visor LCD.

O projeto pode ser baixado NESTE LINK.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Access Out of Memory

Nesses dias tive que fazer um trabalhinho em Access 97, isso mesmo, Access 97... Apesar de bem velhinha, essa versão do Office , instalada sobre um WinNT Workstation, é ainda muito usada em empresas grandes... Ninguém quer pagar mais caro para adquirir licenças para programas que vão fazer a mesma coisa que os antigos já fazem. Pelo menos enquanto o software livre não se torna realidade di factu.

Pois bem, precisei continuar o serviço em casa, devido à falta de tempo no trabalho. No entanto, ao tentar instalar o MS Office 97 no meu computador, não conseguia rodar justamente o Access. Os outros, Word, Excel e tals ficaram funcionando belezinha, consumindo menos de 8 MB! Mas como precisava especificamente do Access, desisti de usar no Windows XP e tentei instalar no Fedora por meio do Wine. Resultado: o mesmo problema.

O erro que dava era sempre o mesmo: Out of Memory (Sem memória suficiente). Mais como? Tenho 1 GB no meu box!

Depois de pesquisar encontrei a causa: O Access 97 não consegue funcionar em computadores com memória tão "grande". A mensagem é de um erro genérico de memória, e não de insuficiência dela.

Solução: Basta instalar a versão 3.5 da Jet Engine que está disponível NESTE LINK.

Ou baixe direto o arquivo: Jet35sp3.exe

Depois da instalação desta atualização da MS Jet Engine, foi possível executar o MS Access 97 tanto no Windows XP quanto no Linux Fedora.

P.S. Parece um retrocesso, mas alguém em algum lugar vai precisar dessa dica, assim como eu precisei. Economiza tempo ao invés de procurar em foruns e foruns sem encontrar uma solução definitiva.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Afinar Violão e Guitarra

Nesta postagem estou colocando um afinador que encontrei em um site muito bom para quem gosta ou quer aprender a tocar violão.

O site é o "How to Tune a Guitar". Lá se encontra tudo a respeito de violão e guitarra. São aulas, dicas,foruns, artigos... Tudo de graça. Recomendo o site a todos.

Outra coisa bem legal que encontrei nele é um afinador, feito em flash, que emite sons naturais do instrumento. Consegui embarcá-lo nesta postagem para ajudar quem está procurando por um afinador gratuito e que não precise instalar nada pra isso (só o plugin da Adobe :p).

Fonte do afinador: How To Tune A Guitar