domingo, 27 de janeiro de 2008

2 Mil Acessos!

Este humilde blog atingiu hoje a marca de 2.000 acessos!

Mais uma vez obrigado pelas visitas. São todos bem-vindos.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Design Patterns

Os Padrões de Projeto servem para resolver problemas comuns em situações específicas de desenvolvimento de software. Eles também facilitam a compreensão do código entre os que estão familiarizados com os padrões utilizados em um projeto. Também ajudam na divisão de tarefas em um trabalho conjunto, quando é necessário determinar quem ficará responsável por que parte do projeto.

Um padrão de desenvolvimento descreve uma solução otimizada para um problema comum, dado um contexto específico. Portanto, um bom padrão é aquele que se ajusta bem ao projeto.

Abaixo fiz uma pequena compilação de links para páginas que tratam de Design Patterns.

Revista PHP Magazine

A PHP Magazine é uma revista em formato digital que publica diversos artigos sobre PHP. Ela é mantida por meio de colaboradores e atualmente já possui 3 edições publicadas.

Essa revista é a única de conteúdo em português. Pode ser baixada gratuitamente do Portal da PHP Magazine. Apesar disso sua editoração gráfica e seu conteúdo são ótimos. Nela é possível encontrar artigos escritos por profissionais conceituados, abordando vários assuntos e tecnologias relacionadas à linguagem PHP.

O Projeto tem como objetivo se tornar um centro de referência para os interessado em PHP, centralizando informações e atraindo profissionais independentes.

Para tal, a revista digital dispõe de parceria com uma equipe de voluntários ao redor da Internet. Os profissionais ou interessados na linguagem podem contribuir enviando artigos para o portal da revista. Esses artigos serão avaliados para serem posteriormente publicados, caso sejam aprovados pelos redatores.

Ela é mais uma fonte de conhecimentos e de oportunidades para programadores em PHP.

A Cidadania se Constrói pelo Reconhecimento e Respeito às Diferenças Individuais

Um dos preceitos fundamentais da cidadania é o respeito às diferenças individuais. Esse princípio parte da afirmativa de que todos somos iguais, porém diferentes em capacidades, habilidades e experiências de vida, de modo que a tolerância e a receptividade para com os pontos-de-vista e valores de outras pessoas têm a acrescentar à nossa vivência como criaturas sociais que pretendemos ser. Nos tornaremos melhores seres humanos na medida em que encaramos o contato com o diferente, não como uma ameaça ou agressão aos nossos princípios, mas como oportunidade para atingirmos estágios mais elevados de compreensão, harmonia e convivência solidária.

Para vivermos e convivermos melhor em nossa comunidade, necessitamos estar conscientes disso e procurar compreender as razões de ser e de pensar dos outros; além disso, devemos nos valer de um mecanismo indispensável que é o diálogo. A partir dele nos entendemos, coordenamos ações conjuntas, dissolvemos conflitos.

Nós brasileiros, poderíamos engrandecer ainda mais o País caso aumentássemos o intercâmbio sócio-cultural, haja vista que temos o dom abençoado de possuirmos aqui, no Brasil, uma pluralidade em todos os aspectos de cultura, custumes, comportamentos, valores, normas e religiões que, mediante nossa tradição de receptividade nos torna esse país acolhedor e tão multifacetado.

Não há de se negar, certamente, que essas qualidades apresentam-se em virtude de nossas origens como nação. Entretanto, isso deve ser motivo de orgulho para nós. Além do mais, podemos usar nossa riqueza cultural para nos impormos no cenário mundial como um modelo de convivência pacífica entre os grupos diversos e, ainda, por meio do contato entre eles, promovermos misturas e combinações entre as mais variadas feições de nossa brasilidade.

Um elemento fundamental para esse foralecimento sócio-cultural é a formação de cada indvíduo. A educação deve agir no sentido de criar cidadãos conscientes dos benefícios que o relacionamento com manifestações culturais e modos de pensar diferentes pode proporcionar à vida de cada um, pois ninguém ou nenhum grupo possui a verdade absoluta ou sabe plenamente quais são as soluções realmente eficazes para os diversos problemas que possam existir.

Atuando também na formação de pessoas conhecedoras da importância do diálogo cultural ou entre indivíduos, a escola estará contribuindo para que os problemas existentes, sejam eles individuais, locais ou nacionais de qualquer tipo, possam alcançar alguma solução, visto que há sempre a possibilidade de extrairmos de outras opiniões, pensamentos ou cresças alguma coisa que, somada com algo mais, possa aumentar o nosso conhecimento ou mesmo corrigi-lo, nos levando a rever nossos conceitos do que é autêntico e correto.

Com todas as vantagens que acompanham o reconhecimento da importância da diversidade para o gênero humano é que se faz necessária a libertação de todas as discriminações, preconceitos e vaidades que infrinjam o direito universal de o homem ser como ele é, em acordância com suas origens, crenças, pontos-de-vista e preferências partidárias. Carece também esquecer todas as asneiras que sugerem qualquer idéia de superioridade de algum grupo, tom de pele ou identidade sexual.

Levando para dimensões universais, a espécie humana precisa buscar a inclusão e não a exclusão do diverso; precisa estender a democracia, trazendo as minorias para uma maior participação nas decisões que envolvem a todos; também respeitar e conservar as culturas populares que forcejam em se manter viventes.

Para concluir e reiterar o que foi dito aqui, a construção da cidadania passa, inevitavelmente, pelo reconhecimento e respeito à diversidade, conduta que permite a sofisticação das nossas relações com os outros dentro da sociedade, assim como a convivência pacífica entre os homens. Um cidadão não apenas deve saber ouvir outras vozes, mas também senti-las e reconhecê-las como sendo os tons e os timbres da bela melodia ritmica que é a nossa espécie humana.

Texto retirado de meus manuscritos durante o ensino médio.

sábado, 19 de janeiro de 2008

Hino da Cidade de Fortaleza

Vídeo de divulgação do Hino da Cidade de Fortaleza. Apesar de existir oficialmente, na prática pouquíssimas pessoas o conhecem.

Letra: GUSTAVO BARROSO.

Música: ANTÔNIO GONDIM.

Orquestra: Banda da 10ª Região Militar.

Fotos: Alex Uchoa; Gilles Chertier; Ton Junior.

Locais: Beira Mar; Parque do Cocó; Centro Dragão do Mar; Volta da Jurema; Feirinha da Beira Mar; Catedral da Sé; Barra do Ceara; Teatro Jose de Alencar; Praca da Estação; Centro de Fortaleza; Bairros de Fortaleza.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Aprendendo Inglês com a BBC

A BBC oferece para a cumunidade internacional aulas de inglês em seu site. Somente isso não chega a ser novidade, visto que a internet está cheia de cursos de inglês. Mas o diferencial da BBC é enorme. Basta entrar no sítio da BBC dedicado ao ensino da língua para perceber.

As aulas são diversas, e os recursos utilizados são variados. Reportagens são usadas para ensinar algumas palavras e expressões comuns na mídia. Textos, audio, vídeo, músicas... Tudo isso é colocado a disposição, de graça para todos os interessados no idioma. Porém é necessário que o aluno tenha um nível mínimo de compreensão da língua, pois tudo lá está em inglês.

Esta é uma oportunidade muito interessante para quem quer ou precisa aprimorar-se no inglês. Recomendo a todos.

Outro site que recomendo é o da Deutsche Welle, que também tem uma parte de seu site dedicada para ensinar alemão. Seu site é parecido com o da BBC.

Bons estudos.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Librivox: Audio Books Grátis

Existem na Internet inúmeras iniciativas, mantidas por voluntários, voltadas para a distribuição de conteúdo cultural. Dentre elas estão o Wikipédia e o Projeto Gutenberg. A primeira é uma enciclopédia multilíngue e multicolaborativa. A segunda é um acervo enorme de livros em diversos formatos, mantida também no princípio da colaboração internacional.

Hoje testei outro serviço baseado nos principios da colaboração, do voluntariado e da difusão cultural. Seu nome é Librivox. Esse serviço consiste em um site onde os colaboradores/voluntários postam arquivos de audio que são leituras de algum livro. Quer dizer, essas pessoas lêem um livro, gravam e enviam o arquivo para o site.

É possível encontrar muitos lívros clássicos, best-sellers e outros da literatura moderna. Para testar baixei o audio book A Arte da Guerra (The Art of War). No total são 13 arquivos pequenos, correspondendo aos capítulos do livro de Sun Tzu. A qualidade do arquivo é muito boa. O leitor da gravação fez muito bem o serviço. Apesar de ser um chinês, seu inglês ficou muito bom, um "polite english" perfeito.

Esta postagem é mais uma dica. No Brasil precisamos desse tipo de iniciativa, não ouvi/vi ainda nada parecido aqui (Nosso individualismo disfarçado de receptividade?). Que pelo menos apareçam pessoas com tempo e disposição para colaborar com essas idéias nobres.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Linux e IBM

A IBM é uma das grandes corporações que apoiam o desenvolvimento opensource por meio do projeto Linux. Neste blog eu coloquei um pequeno vídeo que comprova isso. A IBM investe em marketing, associando o desenvolvimento de soluções livres à marca da empresa. Esta propaganda foi muito bem elaborada, embora de produção simples. Ela trata do Linux usando uma metáfora: o desenvolvimento de um ser humano a partir de sua esperiência, ficando mais seguro e inteligente, tal como na teoria de Piaget.

Este vídeo já foi visto pelo menos 23 mil vezes no Youtube.

Propaganda do Linux - IBM

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Planejamento Estratégico Pessoal

Um novo ano se inicia... Um novo capítulo de nossa história está começando a ser escrito página por página, dia após dia. Muitos aproveitam esta época de virada para fazermos um balanço do que vivemos no ano anterior. Dessa pequena volta ao passado recente começamos a traçar os caminhos que seguiremos no decorrer do ano que desponta.

Nessa época escrevemos nossas listas de objetivos a serem atingidos. As listas nos ajudam a lembrar as coisas que queremos fazer durante o ano. Há uma forma de transformar essas listinhas em verdadeiros guias, evitando que elas acabem sendo deixadas de lado. Existem métodos de planejamento pessoal que auxiliam e facilitam o cumprimento das metas pessoais. Essas metodologias são chamadas de Planejamento Estratégico Pessoal.

Um Planejamento Estratégico Pessoal (P.E.) é um documento escrito com base numa série de processos de análise, imaginação e reflexão. Ele contém os objetivos, diz como chegaremos a esses objetivos, que dificuldades provavelmente enfrentaremos, qual o prazo para atingi-los etc. Abaixo eu coloquei resumidamente alguns itens que não podem faltar na estrutura de um P.E.:

Missão: declara o que você é e como contribui com o mundo em sua volta.

Visão: indica onde você quer estar ou como quer estar dentro de um determinado tempo.

Filosofia: constitui todos os seus princípios morais, éticos, sociais etc. Aquilo que você tem como fundamental na sua vida pessoal e em sociedade.

Fortalezas: descreve todos os seus pontos fortes, aquilo que você faz e tem de melhor.

Fraquezas: descreve seus pontos fracos, que podem dificultar a obtenção dos objetivos.

Oportunidades: são aspectos da situação que poderão ser aproveitados com o intuito de atingir os objetivos.

Ameaças: aspectos do ambiente ao nosso redor que poderão colocar obstáculos no caminho traçado.

Foco: é o destino onde se pretende chegar, mediante o planejamento estratégico.

Objetivos: aquilo que se almeja conseguir. Exemplo: comprar um carro.

Metas: São subdivisões de objetivos maiores. Elas têm que ser específicas, mensuráveis, atingíveis, importantes e realistas. Exemplos: comprar um carro novo, dentro de um ano. Tirar carteira de habilitação em dois meses etc.

Estratégias: sistematização de tudo que será necessário para atingir as metas -- tarefas a serem cumpridas, pessoas a serem consultadas, informações a serem buscadas, providências a serem tomadas etc.

Para encerrar esta postagem, eu gostaria de sugerir um site que julguei interessantes. Esse site contém um curso feito pela palestrante Leila Navarro, que parece ser útil para quem quer aprender a fazer um plano estratégico pessoal simples, porém eficaz. O link está logo abaixo:

Curso de Planejamento Estratégico Pessoal por Leila Navaro

Obrigado por ler até aqui.