quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Finanx - FX12C-0.0.4

Foi lançada hoje à noite mais uma versão pré-teste da calculadora financeira.

Neste release a interface gráfica foi totalmente modificada. Anteriormente, a GUI era a padrão da biblioteca gráfica de Java, o Swing. Agora a calculadora tem uma aparência semelhante à calculadora financeira de maior sucesso de vendas. Foram adicionados aos botões movimentos suaves para o usuário ter a impressão de estar pressionando de verdade as teclas da calculadora virtual.

O projeto, como dito em postagem anterior, se encontra hospedado no portal Source Forge. E o link dele se encontra no quadro "Páginas do Fábio" ao lado [--->].

Link direto para download AQUI.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Projeto Finanx

Foi lançado hoje o primeiro release do Projeto Finanx.

O projeto visa disponibilizar um sistema de aplicativos de gestão de finanças pessoais. Dentre os aplicativos que o projeto pretende lançar está a FX12C, uma calculadora financeira nos moldes da famosa HP12C.

A linguagem utilizada no projeto é Java, o que o torna multiplataforma. O idioma em que estão escritos os nomes das classes, interfaces, dos objetos, variáveis, métodos é o português para facilitar a assimilação dos programadores brasileiros que queiram contribuir ou estudar o código. Estamos construindo a calculadora financeira com base no padrão MVP, Model-View-Presenter. Isso porque achamos mais adequado e mais adaptável que o MVC, Model-View-Controll.

O Finanx está hospedado no Source Forge, um portal voltado para o desenvolvedor opensource.

Ao lado tem um link para o site do projeto. Lá será possível baixar o FX12C para testá-lo. O programa está dentro de um pacote Jar. Para executá-lo basta digitar no prompt de comando ou no terminal:

  • java -jar /caminhocompleto/fx12c-0.0.1.jar

O projeto está apenas começando, portanto poderá apresentar bugs. A ajuda de pessoas interessadas em testar será inestimável. Para dúvidas e sugestões estou às ordens.

Link para o Finanx bem AQUI

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Firewall

Firewall é um sistema de proteção que tem por função controlar o tráfego de informação entre uma rede e outra, geralmente a Internet. Esse mecanismo de defesa atua no controle de acesso ao sistema, utilizando regras de filtragem de dados. As informações que passam pelo firewall devem passar por de validações baseadas nessas regras para angariarem o direito de trafegar na rede.

“O firewall é um conjunto de componentes (hardware, software) que restringem o acesso entre uma rede protegida e a internet ou outros conjuntos de rede.”

[ Chapman & Zwicky 95]

Dada sua importância, o firewall é a primeira solução proposta por profissionais de segurança de redes que querem implantar algum projeto ou política de segurança. Em grandes corporações, as regras geralmente são definidas em reuniões com os gerentes para discutir questões sobre políticas de segurança, estrutura física da rede dentre outras questões atinentes à segurança da informação.

Um firewall pode ser implementado utilizando equipamentos dedicados como firewall, ou aproveitando recursos disponíveis em roteadores dedicados, ou ainda configurando um servidor de Internet como roteador e firewall.

O termo firewall faz alusão à parede corta-fogo que tem a função de impedir que um incêndio se alastre pelo prédio.

Categorias de Firewalls

Firewall Filtro de Pacotes

Analisam os pacotes individualmente baseados em regras definidas previamente. Tem a desvantegem a falta de controle de estado de pacote, possibilitando a simulação de pacotes maliciosos.

Firewall Proxy

Trabalha recebendo uma requisição e tomando-a como sua responsabilidade (conceito de procuração). A resposta é analisada antes de ser repassada ao host que originou tal requisição. Como desvantagens estão a perda de desempenho ocasionada pelo duplo processamento da requisição (conceito de retrabalho) e a necessidade de configurações e correções adequadas para manter a segurança da rede.

Firewall de Estado de Sessão

O firewall inspeciona o trafego para evitar pacotes ilegítimos. Para isso observam e mantém armazenados os estados das últimas transações efetuadas. Sua instalação e manutenção são supostamente mais eficientes por se concentrar no modelo conceitual do TCP/IP.

Firewall de Aplicação

Nasceu do esforço em se analisar protocolos especiais como o HTTP. O Firewall de Aplicação Web (Web Proxy) é frequentemente instalado junto com a plataforma onde está instalado o serviço http. Tem a vantegem de cobrir as vulnerabilidades dos outros tipos de firewall. As desvantagens são a exigência de grande poder computacional e possíveis inconpatibilidades no padrão das transações trocadas.

Como Funciona um Firewall

  • Os firewalls podem ser implementados de diversas maneiras: hardware, software ou combinação de ambos.
  • Podem ainda operar de várias formas: filtro de pacotes, NAT, mascaramento, PAT, Proxy.
  • Também podem se constituir de diferentes arquiteturas: Dual Homed Hosts, Screened Host e Screened Subnet.

Filtragem de Pacotes

Sistema que faz a passagem de pacotes vindos de uma rede externa para uma interna de forma seletiva. É um trabalho comum em roteadores chamados screening routers.

Para filtrar os pacotes o sistema utiliza alguns parâmetros básicos como: endereço de origem, endereço de destino, protocolo usado, porta de origem, porta de destino, interface de entrada, interface de saída e flags TCP.

Tradução de Endereços de Rede – NAT

É o serviço de mudança de endereço de origem e de destino. Esse processo possibilita que sejam trocados em uma tabela de roteamento os endereços de origem dos pacotes que saem e os endereços de destino dos pacotes que entram. Isso permite que as máquinas internas possam permanecer de certa forma inacessíveis diretamente para máquinas externas à rede.

Mascaramento - Masquerade

É o serviço que soluciona possíveis problemas originados da utilização de NAT em com a intenção de prover acesso de uma rede falsa (RFC 1918) à rede mundial. Ele se faz necessário porque os endereços reservados não são roteáveis. Esta tradução é feita em qualquer troca de informações estabelecida entre hosts internos e externos.

Basicamente o roteador/firewall vai trocar o endereço de origem de uma requisição interna e trocar pelo seu. Quando a resposta chegar ele vai direcioná-la para o endereço reservado que originou a requisição.

Tradução de Portas – PAT

A tradução de portas é feita quando existe a necessidade de redirecionamento de pacotes e serviços de uma determinada máquina para outra. Ela possibilita a existência de casos em que um IP pode ser usado em diversas máquinas provedoras de serviços, bastando especificar a porta de determinado serviço.

A tradução de portas também é usada para balanceamento de serviços, dividindo as tarefas entre os servidores quando a quantidade de requisições está elevada.

Serviço de Procuração - Proxy

É um serviço de acesso indireto à Internet, que conta com o intermédio de um Servidor Proxy. O serviço de procuração é utilizado em soluções que visam a segurança como forma de firewall. O funcionamento do servidor procurador é transparente tanto para servidor real quanto para o cliente. Todas as requisições dos clientes são direcionadas para o proxy, que por sua vez solicita dados ao servidor real e as repassa de volta para o cliente. Geralmente mantém um cachê onde podem ser armazenadas as informações mais requisitadas, economizando assim em trafego externo.